Educação Ambiental: Práticas Pedagógicas Aplicadas no Consumo Diário
DOI:
https://doi.org/10.23899/relacult.v4i0.706Palavras-chave:
Cidadão, Conscientização, Ensino da Geografia, Sustentabilidade.Resumo
O consumo é um tema transversal relevante a todas as disciplinas escolares e deve ser desenvolvido no sentido de abranger toda a totalidade de vida no cotidiano dos educandos. A geografia aborda questões do consumo em diferentes aspectos do espaço Geográfico frente ao mundo globalizado. Assim no que tange a vida cotidiana do cidadão requerem-se programas, ações e formas de apropriação dos bens de consumo na vida dos cidadãos. A problemática que envolve o consumo da cidade faz parte de um tema transversal no ensino escolar. O objetivo do trabalho é a aplicação atividades pedagógicas que favoreçam a construção de educandos críticos e conscientes sobre as formas de consumo no cotidiano de nossa sociedade nesse sentido voltado a Educação Ambiental e Popular, serão utilizados recursos didático pedagógicos e práticas-educativas sobre o estudo do consumo. O público alvo da pesquisa são os alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Euclides da Cunha situada no bairro Carolina, cidade de Santa Maria, RS. Portanto, o processo de ensino-aprendizagem dos educandos e dos educadores no fazer pedagógico foi elaborado assiduamente permitindo a reflexão e a formação de cidadãos que vivem e constroem o cotidiano do seu lugar e de sua cidade. As temáticas propostas nesse projeto referentes à cidade, cidadania, consumo sustentável que estão sendo articuladas ao estudo do lugar/bairro e aos métodos que fundamentam as práticas adequadas à aprendizagens, atitudes e comportamentos educacionais em avaliação dos alunos, visto que os resultados das atividades foram satisfatórios, os objetivos do projeto foram alcançados com êxito.
Métricas
Referências
AKATU. Consumidor, o poder da consciência. São Paulo: Instituto Akatu, 2002.
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: terceiro e quarto ciclos, apresentação dos temas transversais. Brasília : MEC/SEF, 1998a.
BRASIL, Secretaria de Educação e Ensino Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Geografia. Brasília: MEC/SEF, 1998b.
BRANDÃO, Carlos Rodrigues. A questão política da Educação Popular. 2 ed. São Paulo: Brasiliense, 1980. 200 p.
______. Educação Popular.3 ed. São Paulo: Brasiliense, 1986. 88 p.
CALLAI, H. C. Estudar o lugar para compreender o mundo. In: CASTROGIOVANI, A. C. (Org.) Ensino de Geografia: Práticas e textualizações no cotidiano. Porto Alegre: Ed. Mediação, 2000.
CASTROGIOVANI, A. C.Ensino de Geografia:Práticas e textualizações no cotidiano. Porto Alegre: Ed. Mediação, 2000.
CAVALCANTI, L. S. A geografia escolar e a cidade: ensaios sobre o ensino de geografia para a vida urbana cotidiana. Campinas: Papirus, 2008.
FREIRE, P. A educação na cidade. São Paulo: Cortez Editora, 1991.
GADOTTI, Moacir; TORRES, Carlos Alberto. Poder e desejo: a educação popular como modelo teórico e como prática social. In: ______ (orgs.). Educação popular: utopia latinoamericana. São Paulo: Cortez, 1994. pp. 07-12.
LEITE, P. R. Logística reversa:meio ambiente e competitividade. 2. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2009.
SANTOS. M. O Espaço do Cidadão. São Paulo: Nobel, 1987,
MARX, Karl. Para a crítica da economia política. São Paulo: Abril Cultural, 1982. p. 9.
SLATER, Don. Cultura do consumo & modernidade. Tradução de Dinah de Abreu Azevedo. São Paulo: Nobel, 2002
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License BY-NC (https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos trabalhos publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.