A redemocratização em contexto local: uma análise da atuação das oposições ao regime civil-militar em Rio Grande (RS)
DOI:
https://doi.org/10.23899/relacult.v4i0.676Palavras-chave:
Área de Segurança Nacional, Poder Local, Regime Civil-Militar, Análise Legislativa, Rio GrandeResumo
O município de Rio Grande (RS) foi considerado “área de segurança nacional” durante o regime civil-militar (1964-1985), o que, entre outras implicações, fazia com que o prefeito fosse nomeado e só ocorressem eleições diretas para a Câmara de Vereadores. No período de redemocratização (1983-1985), PMDB e PDT, os partidos de oposição à ditadura e ao chefe do executivo municipal, tinham maioria das cadeiras e realizavam o enfrentamento ao PDS, legenda do prefeito e de apoio ao golpe de 1964. A pesquisa tem como objetivo analisar os embates ocorridos na Câmara de Vereadores de Rio Grande entre essas forças políticas, no contexto do término da ditadura. Utiliza como fontes a análise das atas da Câmara Municipal, nas quais foram encontrados elementos que resgatam a história do período e demonstram que a oposição denunciava as condições nas quais se encontrava o município e o país, além de alimentar um sentimento de união entre os partidos que lutavam pelo retorno da democracia no Brasil, enquanto os vereadores governistas evitavam ingressar nesse debate.Métricas
Referências
BICUDO, H. Segurança Nacional ou Submissão. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1984.
CAREGNATO, R. C. A.; MUTTI, R. Pesquisa Qualitativa: análise de discurso versus análise de conteúdo. Texto e Contexto Enfermagem, Florianópolis, n. 15, v.4, 679-684, out-dez, 2006.
CODATO, Adriano N. Uma história política da transição brasileira: da ditadura militar à democracia. Revista Sociologia e Política, Curitiba, n. 25, p. 83-106, nov. 2005.
COSTA, L. B. A Cidade do Rio Grande ao longo da década de 1970: desenvolvimento econômico, vigilância e repressão em área de segurança nacional. In: SIMPÓSIO NACIONAL DE HISTÓRIA, n.26, 2011. Anais... São Paulo, jul, 2011.
COUTO, Ronaldo Costa. História indiscreta da ditadura e da abertura: Brasil: 1964-1985. Rio de Janeiro: Record, 2005.
DAL RI JÚNIOR, Arno. O conceito de segurança nacional na doutrina jurídica brasileira: uso e representações do Estado Novo à ditadura militar brasileira. Revista de Direitos Fundamentais e Democracia, Curitiba, v. 14, n. 14, p. 525-543, Jul-Dez, 2013.
LIMA JÚNIOR, Olavo Brasil de. Democracias e instituições políticas no Brasil dos anos 80. São Paulo: Loyola, 1993.
SKIDMORE, Thomas. Brasil: De Castello a Tancredo (1964 – 1985). Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1988.
TRINDADE, Hélgio. Partidos Políticos e Transição Democrática: Populismo/ Anti-populismo na Política Brasileira. GT “Elites Políticas” In: Associação Nacional de Pós-graduação e pesquisa em Ciências Sociais. São Paulo: Outubro, 1985.
CÂMARA MUNICIPAL DO RIO GRANDE, Anais, Livros 63-64, 1983.
TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DO RIO GRANDE DO SUL. Eleições. Resultados. Disponível em: . Acesso em: 12 mar. 2017.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License BY-NC (https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos trabalhos publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.