Estudos e movimentos sobre Fundamentos da Educação
DOI:
https://doi.org/10.23899/relacult.v2i1.42Palavras-chave:
Fundamentos da EducaçãoResumo
O trabalho faz parte de um projeto de ensino intitulado Audioaulas, captura de tela e videoaulas para aulas de Fundamentos Sócio-Histórico-Filosóficos da Educação ligado a um projeto de pesquisa mais encorpado, intitulado O viés da linguagem para pensar a interatividade e a aprendizagem colaborativa na modalidade a distância na/da UFPEL. Com o objetivo de desenvolver material didático para a disciplina de Fundamentos Sócio-Histórico-Filosóficos da Educação, utilizamos como metodologia recursos multimídias para auxiliar na motivação da aprendizagem, do esclarecimento e do aprofundamento do conteúdo. Além da pesquisa bibliográfica e encontros entre orientadora e bolsistas, o que motivou a mudança de rumo do projeto de ensino tornando-o um tensionador entre as fronteiras das disciplinas da área de Fundamentos de Educação por meio da realização de um documentário resgatando/conhecendo/reconhecendo as trajetórias das disciplinas e conteúdos já trabalhados pelos docentes que, nos últimos 39 anos, “deram o tom” aos Fundamentos da Educação na FaE (Faculdade de Educação) e nos cursos de Licenciatura da UFPel – será feito o resgate da memória entre os atingidos pela disciplina (docentes e discentes). A pesquisa encontra-se em fase de coleta das entrevistas com cinco docentes que estão ou estarão aposentados até o final do ano de 2015.
Métricas
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License BY-NC (https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos trabalhos publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.