A Difusão Das Notícias Ambientais Na Contemporaneidade: Uma Reflexão Sobre O Conhecimento Científico em Processos Decoloniais

Ariella Dias de Souza, Betânia Maciel Araújo

Resumo


O artigo apresenta a reflexão sobre a divulgação dos estudos científicos em processos decoloniais, especificamente os voltados para os estudos ambientais na perspectiva da construção de valores humanos e sustentáveis. O paradigma colonialidade-modernidade decorre ao âmbito contemporâneo em que os processos comunicacionais coexistem a serviço do capitalismo e da sociedade. A pesquisa teve como referencia jornalística o portal de notícias do maior grupo de comunicação de massa do Brasil, o G1 da Rede Globo.

Palavras-chave


divulgação científica; notícias ambientais; processos decoloniais; sustentabilidade

Texto completo:

PDF

Referências


BOURDIEU, Pierre. Os Usos Sociais Da Ciência: por uma sociologia clínica do campo cientifico. Tradução Denice Barbara Catani. São Paulo: Editora Unesp, 2004.

BRASIL, Lei Federal 9.795, artigo 3º/ IV, que estabelece aos meios de comunicação de massa a colaboração na disseminação de informações e práticas educativas sobre meio ambiente. Disponível em: www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9795.htm

CHAUI, Marilena. Brasil: mito fundador e sociedade autoritária. São Paulo: Editora Fundação Perseu Abramo, 1996.

COLOMBO, Ciliana; BAZZO, Walter. Educação Tecnológica Contextualizada, ferramenta essencial para o desenvolvimento social brasileiro. Biblioteca Virtual da OEI Ciencia, tecnología y sociedad - Enseñanza Técnica, disponível em: http://www.campus-oei.org/oeiv, 2001.

ESCOSTEGUY, A. C. Cartografias dos Estudos Culturais: uma versão latino-americana. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2001.

FREIRE, P. Extensão ou Comunicação?. 10 ed. São Paulo/ Rio de Janeiro: Editora Paz e Terra, 1988.

Minicurso Mídia e Meio Ambiente, 2015, Recife: UFPE. Palestra: A Distinção, 30 Anos Depois. COMBY, Francoise Jean-Baptiste.

TAULK SANTOS, M. S. Comunicação para o Desenvolvimento: redes da memória. Recife: Companhia Editora de Pernambuco – CEPE, 2016.




DOI: http://dx.doi.org/10.23899/relacult.v2i4.324

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2017 Ariella Dias de Souza, Betânia Maciel Araújo

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.

Qualis CAPES (2013-2016):

B2 - Ensino; B4 - Interdisciplinar; B5 - Ciência Política e Relações Internacionais; B5 - Comunicação e Informação; B5 - Letras/Linguística; B5 - Ciências Agrárias I; C - Ciências Biológicas II; C - Direito; C - História e C - Sociologia.

 

e-ISSN 2016/Atual: 2525-7870 | e-ISSN 2015/2016: 2447-018X

Realização:

Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura

Endereço Eletrônico: relacult@claec.org


Contador disponível desde 05/2016.

universidades e ensino superior
contador de visitas