Vestígios Étnicos na Península de São José do Norte RS: Memória, Cultura e Identidade Luso-Brasileira

Alessandra Buriol Farinha

Resumo


O trabalho objetiva refletir sobre alguns aspectos da memória social e identidade cultural na península de São José do Norte, RS, especificamente traços da etnia açoriana. Os açorianos ocuparam a região em meados do século XVIII, trazendo para terras rio-grandenses modos de vida, tradições e culturas que, incorporadas aos hábitos locais existentes, formaram uma identidade luso-brasileira peculiar, principalmente no que se refere a religiosidade popular. A ocupação do sul do Brasil por famílias oriundas do Arquipélago dos Açores foi uma estratégia interessante para coroa portuguesa, por diversos aspectos. A vida ligada as atividades primárias, agricultura e pesca, por exemplo, são características que os ilhéus possuíam, e, portanto, traze-los, poderia significar a prosperidade da região. Trazemos para este trabalho alguns resultados de trabalho de campo, observação participante e revisão teórica. É possível aferir que, pela situação de isolamento da península de São José do Norte, a cultura açoriana, herdada pelos habitantes, a vida ligada ao trabalho rural, pesca e agricultura ainda permeiam os hábitos locais, assim como a profunda religiosidade popular ligado a santos católicos, para os quais foram observados vários festejos e homenagens.


Palavras-chave


São José do Norte, Memória, Identidade.

Texto completo:

PDF

Referências


ALVES, Francisco das Neves e TORRES, Luiz Henrique. Ensaios de História do Rio Grande do Sul. Rio Grande: Editora da FURG, 1996.

AMARAL, Ivone Leda do. A sociedade de Nossa Senhora da Conceição do Estreito e Contribuição Açoriana na Formação Cultural do Rio Grande de São Pedro. In: JACCOTTET, Alda Maria de Moraes (org.). A largueza histórica do Estreito. Pelotas: Editora Universitária, 1999.

BARCELLOS, Rubens de. Estudos Rio-Grandenses. Coleção Província. Vol. 07. Porto Alegre: Globo, 1955.

BUNSE, Heinrich. São José do norte: Aspectos linguístico-etnográficos do antigo município. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1981.

COSTAMILAN, José Fernando e TORRES, Luiz Henrique. São José do Norte: o início de um povoamento. Rio Grande: Fundação Universidade do Rio Grande, 2007.

IBGE, Instituto brasileiro de geografia e estatística. Senso demográfico de 2010. Disponível em: http://www.censo2010.ibge.gov.br/sinopse/index.php?dados=21&uf=43 Acesso em 10 jul 2015.

JANCSÓ, István e KANTOR, Iris (org.). Festa: Cultura e sociabilidade na América Portuguesa. São Paulo: Hucitec, 2001.

LAYTANO, Dante de. Os Açorianos. In: BECKER, Klaus. Enciclopédia Riograndense 1°volume. Porto Alegre: Sulina, 1968.

MATTOS, Mario Barboza de. Estreito: glória sob as areias. In: JACCOTTET, Alda Maria de Moraes (org.). A largueza histórica do Estreito. Pelotas: Editora Universitária, 1999.

PESAVENTO, Sandra Jatahy. História do Rio Grande do Sul. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1985.




DOI: http://dx.doi.org/10.23899/relacult.v2i4.274

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2017 Alessandra Buriol Farinha

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.

RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade

e-ISSN: 2525-7870

Facebook - Twitter - Instagram

Endereço eletrônico: relacult@claec.org


Qualis CAPES: B2 - Ensino; B4 - Interdisciplinar; B5 - Ciência Política e Relações Internacionais; B5 - Comunicação e Informação; B5 - Letras/Linguística; B5 - Ciências Agrárias I; C - Ciências Biológicas II; C - Direito; C - História e C - Sociologia.

 

Responsável Editorial:

Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura

www.claec.org/editora

Endereço eletrônico: editora@claec.org