Entre rosas e ervas: a enigmática figura de Aimé Bonpland (1773-1858)
DOI:
https://doi.org/10.23899/relacult.v6i3.1962Palavras-chave:
Aimé Bonpland.Viajantes naturalistas. América do Sul.Resumo
Este estudo consiste em uma análise da biografia do médico botânico francês Aimé Bonpland (1773-1858), e sua viagem sem retorno a América do Sul. Metodologicamente o trabalho foi construído a partir da revisão bibliográfica sobre a temática dos viajantes naturalistas, relatos de viagens e imagens. A análise tem como objetivo compreender o contexto ambiental e político no final do século XVIII e na primeira metade do século XIX, bem como os conflitos envolvendo Aimé Bonpland na fronteira entre Brasil, Paraguai e Argentina.
Métricas
Referências
AMARAL, Marise Basso. Histórias de viagem e a produção cultural da natureza: a paisagem do Rio Grande do Sul segundo os viajantes estrangeiros do século XIX.Porto Alegre: UFRGS, 2003.
ASSIS BRASIL, Luiz Antonio de. Figura na sombra. Porto Alegre: L&PM, 2012
BERND, Zilá. Figura na sombra ou AiméBonpland Habitando a Distância e o Esquecimento. UFRGS/Unilasalle S/A.2013.
BONPLAND, Aimé. Diário: viagem de São Borja a Serra de Porto Alegre. Transcrição por Alicia Lourteing; Paris: 1978
ECKERT, José. P. O Povo dos Ervais – Entre o Extrativismo e a Colonização (Santa Cruz 1850-1890) Dissertação De Mestrado Unissinos: 2001. p, 106
FRY, Carolyns. Os caçadores de plantas: as aventuras dos maiores exploradores botânicos do mundo. (Trad.) Eduduardo Gomes Gonçalves. São Paulo. Editora Europa 2014.
KURY, L. Viajantes Naturalista no Brasil oitocentista: experiência, relato e imagem. História Ciência e Saúde. Manguinhos, Vol II, 2001.
LALLEMANT, Robert Avé-. Viagem pela Província do Rio Grande do Sul. Belo Horizonte. Itatiaia, 1980. P, 239
MOREIRA, Luiz Felipe; QUINTERO, Marcela Cristina. Em busca de AiméBonpland. Fronteira, Dourados, MS, V.10, n.18, p.221-236, jul./dez.2008.
RIX, Martin. A era de ouro da arte botânica. São Paulo, Editora Europa, 2014.
ROSA, Lilian da. O complexo ervateiro na Província do Rio Grande do Sul oitocentista visto sob as impressões de viajantes. UNICAMP, 2014.
WITKOWSKI, Nicolas. Uma História Sentimental das Ciências - Col. Ciência e Cultura: 2004.
WULF, Andrea. A Invenção da Natureza: a vida e as descobertas de Alexander Von Humboldt. (Trad.) Renato Marques. 2ª Ed. São Paulo: Planeta do Brasil, 2019.
___________O sábio francês que quis fazer do chimarrão uma bebida universal.Gaucha ZH, 20/02/2020.
___________Aimé Bonpland: de prisioneiro no Paraguai a personagem de romance.Gaucha ZH, 28/02/2020.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Alessandra da Silva
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License BY-NC (https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos trabalhos publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.