LITERATURA E HISTÓRIA: REFLEXÕES ACERCA DAS POSSIBILIDADES DE DIÁLOGOS ENTRE AS ÁREAS
DOI:
https://doi.org/10.23899/relacult.v6i4.1753Palavras-chave:
Literatura, História, fonte históricaResumo
O século XX produz diferentes estudos que afirmam a possibilidade de aproximação entre História e Literatura. Além disso, são muitos os teóricos que entendem tais termos como áreas que se entrecruzam. Desta maneira, cada vez mais historiadores percebem as páginas literárias como meio para o entendimento dos âmbitos histórico e social de determinadas épocas, bem como são diversos os
literatos que compreendem a importância da história em sua escrita. A partir de tais apontamentos, o presente trabalho tem como principal objetivo, tomando como base os trabalhos de autores como Hayden White (2001), Roger Chartier (1994) e outros, refletir acerca da utilização da literatura como fonte de pesquisa histórica e demonstrar o constante crescimento dos debates sobre o tema aqui estudado.
Métricas
Referências
ADORNO, Theodor. Posição do narrador no romance contemporâneo. In ADORNO, T. Notas de Literatura I. Rio de Janeiro: Editora 34, 2003, 54-63
BORGES, Valdeci Rezende. História e Literatura: Algumas Considerações. In: Revista de Teoria da História, Ano 1, n. 3, Goiás: junho/ 2010.
CHARTIER, Roger. A história cultural: entre práticas e representações. Lisboa: Difel, 1990.
¬¬¬¬_______, Roger. A ordem dos livros: Leitores, autores e bibliotecas na Europaentre os séculos XIV e XVIII. Trad. Mary Del Priore. -2.ed.- Brasília: Editora da UnB, 1994.
_______, Roger. A história ou a leitura do tempo. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.
COMPAGNON, Antonie. O demônio da teoria: literatura e senso comum. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 1999
HOWITT-DRING, Holly. Making micro meanings: reading and writing. Short Fiction in Theory. Ed. Alissa Cox. Bristol: Intellect Ltd Articles, 2011.47-58
HUTCHEON, Linda. Poética do pós-modernismo: história, teoria e ficção. Rio de Janeiro: Imago, 1991.
LISBOA, Noeli. A oposição silêncio e interdito no funcionamento da linguagem e suas relações com a ideologia. Porto Alegre: UFRGS, 2010. Vol. 24, 151-164
LUKÁCS, George. La novela histórica. Tradução: Jasmim Reuter. -1.ed. México D.F.: Era, 1966.
MILLER, J.Hillis. Narrative. Critical Terms for Literary Study. Ed. Frank Lentricchia and Thomas McLaughlin.Chicago: TheUniversity of Chicago Press, 1990. 66-79.
PESAVENTO, Sandra Jatahy. O Mundo Como Texto: leituras da História e da Literatura. História da Educação, Pelotas, p. 31 - 45, 01 set. 2003.
________, Sandra Jatahy. História & História Cultural. Belo Horizonte: Autêntica, 2004, 2 ed.
________, Sandra Jatahy. História & literatura: uma velha-nova história. Nuevo Mundo, Mundos Nuevos, Debates, 2006. Disponível em: http://nuevomundo.revues.org/index1560.html.
SARLO, Beatriz. Tempo passado: cultura da memória e guinada subjetiva. Tradução de Rosa Freire d’Aguiar. São Paulo: Companhia das Letras; Belo Horizonte: UFMG, 2007.
SEVCENKO, Nicolau. Literatura como missão: tensões sociais e criação cultural na Primeira República. São Paulo: Brasiliense, 2003, 2 ed.
WHITE, Hayden. Trópicos do discurso: ensaios sobre a crítica da cultura. Trad. Alípio Correia de Franca Neto. 2ª ed. São Paulo: EDUSP, 2001.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License BY-NC (https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos trabalhos publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.