Luta e resistência dos Avá-Guarani no Oeste do Paraná
DOI:
https://doi.org/10.23899/relacult.v5i5.1479Palavras-chave:
Resistência, Memória, Avá-Guarani.Resumo
Este artigo tem como proposta a análise dos processos históricos que resultaram na espoliação dos povos indígenas na Região Oeste do Paraná. Neste trabalho serão apresentadas as motivações do deslocamento dos indígenas para o Paraguai e outros dilemas que vêm sendo enfrentado com o regresso ao território tradicional no Oeste Paranaense. Centraremos-nos na organização indígena, luta e resistência dos Avá-Guarani, que diariamente encaram problemas com a ausência de terras, preconceitos junto à população não indígena e conflitos com ruralistas da região. A espoliação do território indígena é o eixo central desta análise, buscando examinar o percurso histórico das relações de conflito na região, o contexto político, os agentes envolvidos, como a remoção ocorreu e, fundamentalmente, como foi abordada pelos meios de comunicação. Além disso, apresentaremos neste trabalho como os acontecimentos influenciam nos dias atuais.Métricas
Referências
BRAND. Antonio. Os Kaiowá e Guarani em tempos da Cia Matte Larangeira: negociações e conflitos. XIII Simpósio Nacional de História da ANPUH, Londrina, 2005.
BRIGHENTI, Clovis Antonio. Estrangeiros na Propria terra: presença guarani e estados nacionais. Chapecó/florianopolis: Argos, 2009. 284 p.
BRIGHENTI, C.A.; BORGES, P. P. Presença e mobilidade Guarani no oeste paranaense: uma análise histórica. em Tempo de Historias, Brasília, v. 27, p.48-71, dez. 2015. Disponível em: <http://periodicos.unb.br/index.php/emtempos/issue/view/1256>. Acesso em: 20 jan. 2018.
BRIGHENTI, C. A.; SANTOS, R. D. Encobrimento indígena no processo de colonização do oeste do Paraná. Sures, Foz do Iguaçu, v. 9, n. 1, p.113-131, fev. 2017.
CACERES, O. Os impactos causados pela construção de itaipu na saude da comunidade avá guarani de oco'y. Trabalho de Conclusão do Curso de Pós-Graduação em Sociologia Política, UFPR, 2017.
CENTURIÃO, Cassemiro. Depoimento cedido a Rafael Fonseca, Tekoha Ocoy, 21 de março de 2018.
CNDH – Conselho Nacional Dos Direitos Humanos. Relatório do Grupo de Trabalho sobre os Direitos dos Povos Indígenas. Brasília, 2016.
Comissão Guarani Yvyrupa. Disponível em: < http://www.yvyrupa.org.br/ > acessado em 20/05/2018.
Comissão Guarani Yvyrupa. Relatório sobre as violações de Direitos Humanos contra os Avá-Guarani no Oeste do Paraná. Guaíra e Terra Roxa. Agosto de 2017.
Comissão Nacional da Verdade. Relatório / Comissão Nacional da Verdade. – Brasília: CNV, 2014.
LUTA INDÍGENA, Itaipu e FUNAI contra os índios, 16° edição, Março de 1982.
SOUZA FILHO, Carlos Frederico Marés de. II. MAMED, Daniele de Ouro. III. CALEIRO, Manuel Munhoz. IV. BERGOLD, Raul Cezar. Os Avá-guarani no Oeste do Paraná: (re)existência em Tekoha Guassu Guavira. Letra da Lei, 2016.
HABITZHEUER, Rubens Roberto. A conquista da Serra do Mar. Curitiba: Pinha, 2000. 280 p.
MELIÀ, Bartomeu. O mundo guarani. 1 ed. Assunção: Servilibro/Adriana Almada, 2011.368 p .v 5.
MELIÀ, Bartomeu et al. Camino guaraní. Assunção: Inprenta Salesiana, 2016. 242 p.
SANTOS, R. D. Racismo e preconceito contra os Avá-Guarani em Guaíra e Terra Roxa no Paraná. RELACult – Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade V. 03, ed. especial, dez., 2017, artigo nº 587 | relacult.claec.org | e-ISSN: 2525-7870.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License BY-NC (https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos trabalhos publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.