A Relação Trabalho e Educação e suas Implicações na Educação de Jovens e Adultos.

Autores

  • DAIANE FERREIRA FERREIRA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE -FURG
  • VILMAR ALVES PEREIRA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE -FURG

DOI:

https://doi.org/10.23899/relacult.v4i0.819

Palavras-chave:

Educação Popular, Educação de Jovens e Adultos, Relação Educação e Trabalho

Resumo

Este trabalho é um recorte do projeto de dissertação que apresenta um estudo sobre a relação Trabalho Educação na modalidade da Educação de Jovens e Adultos – EJA. Um estudo de caráter qualitativo que está sendo desenvolvido nas Escolas Estaduais de Ensino Médio do Município do Rio Grande com educadores (as) da rede que trabalham com a modalidade da EJA. A pesquisa tem como objetivo compreender relevância da relação Trabalho-Educação na constituição dos Educandos/as da Educação de Jovens e Adultos, e em que medida a EJA problematizadora pode se constituir num instrumento de enfrentamento a lógica do mercado de trabalho na rede Estadual de Educação do Município do Rio Grande/Rs? Essa pergunta de pesquisa surgiu das inquietações de como os educadores (as), educandos (as) compreendem sobre a perspectiva de Trabalho e suas implicações na EJA. Esse estudo dialoga com o horizonte da Educação Popular, com o histórico da legislação a cerca da Educação de Jovens e Adultos, com o viés da pesquisa social qualitativa. Como metodologia na coleta de dados utilizamos o Grupo Focal e para a análise de dados será o Discurso do Sujeito Coletivo.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

DAIANE FERREIRA FERREIRA, UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE -FURG

Graduada em Ciências Biológicas Licenciatura - FURG

Especislista em Educação de Jovens e Adultos na Diversidade  - FURG/UAB

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Educação - FURG

VILMAR ALVES PEREIRA, UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE -FURG

Doutor em Filosofia da Educação pela Universidade federal do Rio Grande do Sul-UFRGS

Referências

ARROYO. M. A educação de jovens e adultos em tempos de exclusão. In: Construção coletiva: contribuições à educação de jovens e adultos. Brasília: UNESCO, MEC, RAAAB, 2005.

ARROYO, M. Trabalho – educação e teoria pedagógica. In: FRIGOTTO, Gaudêncio (org.). Educação e crise do trabalho: perspectivas de final de século. 12ª ed. – Petrópolis, RJ: Vozes. 2013.

BARRETO, S. N. O processo de alfabetização na MOVA RS: narrativas e significados na vida das mulheres. 2005. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Fundação Universidade do Rio Grande, Rio Grande, 2005.

BRANDÃO, C. R. O que é educação popular. São Paulo: Brasiliense, 2006.

CIAVATTA, M. A FORMAÇÃO INTEGRADA a escola e o trabalho como lugares de memória e de identidade. 2005. Disponível: http://www.uff.br/trabalhonecessario/images/TN_03/TN3_CIAVATTA.pdf Acesso 16/10/2017

CIAVATTA, M. RUMMERT, S. AS IMPLICAÇÕES POLÍTICAS E PEDAGÓGICAS DO CURRÍCULO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS INTEGRADA À FORMAÇÃO PROFISSIONAL. Educ. Soc., Campinas, v. 31, n. 111, p. 461-480, abr.-jun. 2010

FÁVERO, O. Lições da história: os avanços de 60 anos e a relação com as políticas de negação de direitos que alimentam as condições do analfabetismo no Brasil. In: OLIVEIRA, I.B.; PAIVA J. (org.). Educação de jovens e adultos. Petrópolis, RJ: DP et Alii, 2009.

FRIGOTTO, G. (Org). Educação e Crise do Trabalho. 12ª ed. – Petrópolis,RJ: vozes, 2013.

FRIGOTTO, G. Concepções e mudanças no mundo do trabalho e o ensino médio. In: Gaudêncio Frigotto; Maria Ciavatta; Marise Ramos. (Org.). Ensino Médio Integrado: Concepção e contradição. 1ed.São Paulo: Cortez, 2005.

GADOTTI, M. Por uma Política Nacional de Educação Popular de Jovens e Adultos. 1ª ed. São Paulo: Moderna: Fundação Santillana, 2014

GUARESCHI, P. A Sociologia crítica: alternativas de mudança. 64ªed. Porto Alegre, EDIPUCRS, 2014.

GENTILI, P. Três Teses Sobre a Relação trabalho e Educação em Tempos Neoliberais In: LOMBARDI, José; SAVIANIA, Dermeval; SANFELICE, José. (Org.). Capitalismo, Trabalho e Educação. 3.ed. – Campinas, SP: Autores Associados, 2005.

GRAMSCI, A. Os Intelectuais e a Organização da Cultura. Trad.de Carlos Neto Coutinho. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1982.

HADDAD, S; DI PIERRO, M. C. Escolarização de jovens e adultos. Revista Brasileira de Educação, nº 14, 2000.

IANNI, O. O Cidadão do Mundo. In: LOMBARDI, José; SAVIANIA, Dermeval; SANFELICE, José. (Org.). Capitalismo, Trabalho e Educação. 3.ed. – Campinas, SP: Autores Associados, 2005.

MARX, K. O Capital: crítica da economia política: Livro I: o processo de produção do capital; [tradução de Rubens Enderle]. São Paulo: Boitempo, 2013.

MÉSZÁROS, I. A Educação Para Além do Capital. 2ª ed. São Paulo: Boitempo, 2008.

PAIVA, J. Mobral: Um Desacerto Autoritário. Revista Síntese. V.8, N.23, p. 83-114, 1981.

RIBEIRO, J. Globalização, Mercado de Trabalho e Educação. Revista de Ciências da Educação, Lorena: Centro Unisal, ano 5, n.8, jun. 2003

RUMMERT, S. A educação de jovens e adultos trabalhadores brasileiros no século XXI: O “novo” que reitera antiga destruição de direitos. Revista de Ciências da Educação, n.2, jan./abr. 2007.

RUMMERT, S. Educação de jovens e adultos trabalhadores no Brasil atual: do simulacro à emancipação. Perspectiva. Florianópolis, v.26, n.1, p.175-208, jan./jun.2008.

SAVIANI, D. Transformações do Capitalismo, do Mundo do Trabalho e da Educação. In: LOMBARDI, José; SAVIANIA, Dermeval; SANFELICE, José. (Org.). Capitalismo, Trabalho e Educação. 3.ed. – Campinas, SP: Autores Associados, 2005.

ZITKOSKI, J. A Pedagogia das Marchas e a Educação Popular: Lutas e Esperanças no contexto Latino-Americano. In: PEREIRA, Vilmar; DIAS, José Roberto; ALVARENGA, Bruna. (org.). Educação Popular e a pedagogia da contramarcha. Passo Fundo, RS: Méritos. 2013.

ZITKOSKI, J; J. HAMMES, L. Juventude, educação e cidadania: os desafios da participação social e política. REVISTA DEBATES, Porto Alegre, v. 8, n. 2, p. 119-139, mai.-ago. 2014. Disponível: http://seer.ufrgs.br/index.php/debates/article/viewFile/46470/31160 Acesso 16/10/2017

Downloads

Publicado

2018-02-28

Como Citar

FERREIRA, D. F., & PEREIRA, V. A. (2018). A Relação Trabalho e Educação e suas Implicações na Educação de Jovens e Adultos. RELACult - Revista Latino-Americana De Estudos Em Cultura E Sociedade, 4. https://doi.org/10.23899/relacult.v4i0.819

Edição

Seção

Dossiê: CIÊNCIAS, HUMANAS, AMBIENTE E EDUCAÇÃO AMBIENTAL POPULAR

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>