Turismo no Cemitério das Irmandades em Jaguarão/RS - Brasil: um projeto de ensino para desenvolvimento do turismo no espaço cemiterial

Autores

  • Charlene Brum Del Puerto Universidade Federal de Pelotas
  • Alice Leoti Silva Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)
  • Gustavo Rezende Cunha Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) CAMPUS Jaguarão

DOI:

https://doi.org/10.23899/relacult.v4i0.791

Palavras-chave:

Cemitério das Irmandades, Jaguarão, Patrimônio Cultural, Roteiro Turístico, Turismo em Cemitério

Resumo

Este trabalho traz dados sobre parte do projeto de ensino que foi desenvolvido na Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) Campus Jaguarão/RS vinculado ao curso de Tecnologia em Gestão de Turismo. Refere-se a uma pesquisa no Cemitério das Irmandades de Jaguarão, para a elaboração de um roteiro turístico. O projeto tem como objetivo principal, a construção de um roteiro dentro do Cemitério das Irmandades para a realização de turismo nesta necrópole. Como objetivos específicos do projeto, busca-se rememorar a história do Cemitério das Irmandades, bem como, estudar, fotografar e catalogar os símbolos da arte, arquitetura e símbolos tumulares presentes no referido cemitério. Metodologicamente, para a pesquisa do projeto, foram utilizadas referências bibliográficas acerca de turismo, turismo em cemitérios e arte/arquitetura/iconografia tumular visando embasar a catalogação desta e a elaboração do roteiro. Quanto a este artigo, objetiva-se relatar a história do cemitério de Jaguarão e apresentar os dados da pesquisa preliminar feita no Cemitério das Irmandades. A pesquisa inicial indicou que o perfil do visitante é formado pelo sexo masculino, com idade entre 25 e 60, que não tem o hábito de visitar cemitérios com interesse turístico, mas que estariam dispostos e interessados em participar de um roteiro turístico no Cemitério das Irmandades. Nesse sentido, a pesquisa demonstra que há potencial para o desenvolvimento de um roteiro guiado pelo Cemitério das Irmandades no município de Jaguarão/RS.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Charlene Brum Del Puerto, Universidade Federal de Pelotas

Mestrado em Turismo pela Universidade de Caxias do Sul (UCS); Especialização em Gestão Pública e Desenvolvimento Regional (em andamento) pela Universidade Federal de Pelotas, Bacharelado em Turismo pela Universidade Federal de Pelotas.

Alice Leoti Silva, Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)

Mestrado em Memória Social e Patrimônio Cultural pela Universidade Federal de Pelotas; Especialização em Gestão Pública e Desenvolvimento Regional pela Universidade Federal de Pelotas, Bacharelado em Turismo pela Universidade Federal de Pelotas. Professora no curso de Turismo na Universidade Federal do Pampa - Campus Jaguarão

Gustavo Rezende Cunha, Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) CAMPUS Jaguarão

Discente no Curso de Turismo na Universidade Federal do Pampa

Referências

AFONSO, Liliane Rosa Gomes. Turismo Cemiterial: O cemitério como espaço de lazer. Monografia (Curso de Turismo). Instituto de Geociências, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2010.

ARAUJO, Thiago Nicolau de. Espaço das representações da morte: Arte tumular como expressão da cultura. ANAIS DO IV ENCONTRO NACIONAL DO GT HISTÓRIA DAS RELIGIÕES E DAS RELIGIOSIDADES – ANPUH - Memória e Narrativas nas Religiões e nas Religiosidades. Revista Brasileira de História das Religiões. Maringá (PR) v. V, n.15, jan/2013. ISSN 1983-2850. Disponível em http://www.dhi.uem.br/gtreligiao/pub.html

BARRETTO, Margarita. Manual de Iniciação ao Estudo do Turismo. 8°ed. São Paulo: Papirus, 1995.

BORGES, Maria Elizia. Arte funerária no Brasil (1890-1930): ofício de marmoraristas Italianos em Ribeirão Preto. Belo Horizonte: Editora C/ARTE, 2002.

BORGES, Maria Elizia. Imagens Devocionais nos Cemitérios do Brasil. In: XI Encontro da Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas, 2001, São Paulo. ANPAP na Travessia das Artes - São Paulo: ANPAP, 2001. v.01. p. 10-15

BRASIL. INSTITUTO PATRIMÔNIO HISTÓRICO E ARTÍSTICO NACIONAL (IPHAN). Patrimônio Imaterial. Disponível em: <http://portal.iphan.gov.br/portal/montarPaginaSecao.do?id=10852&retorno=paginaIphan>. Acesso em: 27 fev. 2015.

CARVALHO, Luiza Fabiana Neitzke de. ENTRE A LEMBRANÇA E O ESQUECIMENTO: implicações do descaso patrimonial para arte funerária do Rio Grande do Sul. in: Encontro da Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas “entre territórios”, 19, 2010, Cachoeira. Anais do Encontro da ANPAP - Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas, Cachoeira, BA, 20 a 25 de setembro de 2010. Salvador: Edufba, 2010. p. 540 - 553.

CASTRO, Elisiana Trilha. (2008) Cemitérios, nosso patrimônio nacional: ação do IPHAN com relação ao patrimônio funerário brasileiro. In: ENCONTRO DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ESTUDOS CEMITERIAIS, 4., Goiânia p. 1-9.

DEL PUERTO, Charlene Brum; BAPTISTA, Maria Luisa Cardinale. Espaço cemiterial e Turismo: campo de ambivalência da vida e morte. Revista Iberoamericana de Turismo – RITUR, Penedo, vol. 5, n.1, p. 42-53, 2015. Disponível em: <http://www.seer.ufal.br/index.php/ritur/article/download/1611/1307> Acesso em 17 jul. 2017.

DEL PUERTO, Charlene Brum. TURISMO EM CEMITÉRIO. O Cemitério como Patrimônio e Atrativo Turístico, considerando a Trama Morte e Vida nas Necrópoles. 2016. 156f. Trabalho de conclusão de curso (Dissertação) Programa de Mestrado em Turismo, Universidade de Caxias do Sul, Rio Grande do Sul, 2016.

FERREIRA, Liciane Rossetto. Turismo de Fait Divers: Morbidez ou Nekrophilia. In: PANOSSO NETO, Alexandre; ANSARAH, Marilia Gomes dos Reis. Segmentação de Mercado Turístico: Estudos, Produtos e Perspectivas. Barueri: Manole, 2009. Cap. 21. p. 349-364

HAHNE, Letícia Conceição. Estudo sobre a aplicabilidade do turismo cemiterial em Curitiba. Escola de Negócio, Universidade Positivo (Monografia em Turismo), Curitiba, 2010.

HIPÓLITO, Paulo. Uma breve história dos cemitérios. 2011. Disponível em: <http://www.historiaehistoria.com.br/materia.cfm?tb=artigos&id=148#_ftn8>. . Acessado em Junho de 2013.

JORNAL CORREIO DO POVO. “Aumenta devoção às milagreiras”. CORREIO DO POVO, Porto Alegre, 3 nov. 1998. Cidades. p. 16

Downloads

Publicado

2018-02-28

Como Citar

Del Puerto, C. B., Silva, A. L., & Cunha, G. R. (2018). Turismo no Cemitério das Irmandades em Jaguarão/RS - Brasil: um projeto de ensino para desenvolvimento do turismo no espaço cemiterial. RELACult - Revista Latino-Americana De Estudos Em Cultura E Sociedade, 4. https://doi.org/10.23899/relacult.v4i0.791

Edição

Seção

Dossiê: TURISMO E PATRIMÔNIO CULTURAL