A Difusão Das Notícias Ambientais Na Contemporaneidade: Uma Reflexão Sobre O Conhecimento Científico em Processos Decoloniais

Autores

  • Ariella Dias de Souza Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
  • Betânia Maciel Araújo Doutora em Comunicação, docente na Programa de Pós Graduação em Extensão Rural e Desenvolvimento Local da UFRPE

DOI:

https://doi.org/10.23899/relacult.v2i4.324

Palavras-chave:

divulgação científica, notícias ambientais, processos decoloniais, sustentabilidade

Resumo

O artigo apresenta a reflexão sobre a divulgação dos estudos científicos em processos decoloniais, especificamente os voltados para os estudos ambientais na perspectiva da construção de valores humanos e sustentáveis. O paradigma colonialidade-modernidade decorre ao âmbito contemporâneo em que os processos comunicacionais coexistem a serviço do capitalismo e da sociedade. A pesquisa teve como referencia jornalística o portal de notícias do maior grupo de comunicação de massa do Brasil, o G1 da Rede Globo.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Ariella Dias de Souza, Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)

Jornalista, mestranda no Programa de Pós Graduação em Extensão Rural e Desenvolvimento Local (POSMEX) da UFRPE

Referências

BOURDIEU, Pierre. Os Usos Sociais Da Ciência: por uma sociologia clínica do campo cientifico. Tradução Denice Barbara Catani. São Paulo: Editora Unesp, 2004.

BRASIL, Lei Federal 9.795, artigo 3º/ IV, que estabelece aos meios de comunicação de massa a colaboração na disseminação de informações e práticas educativas sobre meio ambiente. Disponível em: www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9795.htm

CHAUI, Marilena. Brasil: mito fundador e sociedade autoritária. São Paulo: Editora Fundação Perseu Abramo, 1996.

COLOMBO, Ciliana; BAZZO, Walter. Educação Tecnológica Contextualizada, ferramenta essencial para o desenvolvimento social brasileiro. Biblioteca Virtual da OEI Ciencia, tecnología y sociedad - Enseñanza Técnica, disponível em: http://www.campus-oei.org/oeiv, 2001.

ESCOSTEGUY, A. C. Cartografias dos Estudos Culturais: uma versão latino-americana. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2001.

FREIRE, P. Extensão ou Comunicação?. 10 ed. São Paulo/ Rio de Janeiro: Editora Paz e Terra, 1988.

Minicurso Mídia e Meio Ambiente, 2015, Recife: UFPE. Palestra: A Distinção, 30 Anos Depois. COMBY, Francoise Jean-Baptiste.

TAULK SANTOS, M. S. Comunicação para o Desenvolvimento: redes da memória. Recife: Companhia Editora de Pernambuco – CEPE, 2016.

Downloads

Publicado

2016-12-31

Como Citar

de Souza, A. D., & Araújo, B. M. (2016). A Difusão Das Notícias Ambientais Na Contemporaneidade: Uma Reflexão Sobre O Conhecimento Científico em Processos Decoloniais. RELACult - Revista Latino-Americana De Estudos Em Cultura E Sociedade, 2(4), 485–493. https://doi.org/10.23899/relacult.v2i4.324

Edição

Seção

Dossiê - Comunicação, Cultura e Conhecimento Científico em Processos Decoloniais