Presença feminina no Museu de Arte Leopoldo Gotuzzo

Autores

  • Dhara Fernanda Nunes Carrara Acadêmica em Artes Visuais na Universidade Federal de Pelotas
  • Noemi de Campos Bretas Acadêmica em Artes Visuais na Universidade Federal de Pelotas
  • Vitória Valério Machado Acadêmica em Artes Visuais na Universidade Federal de Pelotas
  • Luiza Prates dos Santos Acadêmica em Artes Visuais na Universidade Federal de Pelotas
  • Daniel Rodrigues Moura Acadêmico em Artes Visuais na Universidade Federal de Pelotas Bacharel em Artes Visuais

DOI:

https://doi.org/10.23899/relacult.v2i4.320

Palavras-chave:

cultura, artes, América Latina

Resumo

Esta pesquisa tem por objetivo evidenciar a importância da realização de projetos em conjunto com a comunidade, acadêmicos, professores e servidores atuantes no Museu de Arte Leopoldo Gotuzzo (MALG), Pelotas/RS, visando maior acesso ao acervo do Museu ao mesmo tempo em que são discutidas questões relacionadas a visibilidade, representatividade e empoderamento feminino no contexto artístico latino-americano. O texto destaca as ações realizadas em decorrência do Dia do Patrimônio que teve como temática central “Ocupação Feminina”. Como parte do evento foram realizadas mediações chamando atenção para as obras e a trajetória de artistas mulheres presentes na exposição “As 7 Coleções do Acervo do MALG”. Serão destacadas a brasileira Maria Lidia Magliani e a paraguaia Edith Jimenez artistas de relevância na América Latina.

Métricas

Carregando Métricas ...

Referências

AVILA, Kathleen; ANGELI, Juliana; BONILHA, Caroline. Ação educativa MALG: Museu, Escola, Comunidade. IN: MICHELON, Francisca Ferreira; NUNES, João Fernando Igansi; BUSSOLETTI, Denise Marcos (org). Anais do Congresso de Extensão e Cultura da UFPel. Pelotas: Ed. da UFPel, 201 5.

ROCHA, Maria Consuelo Sinotti. Museu de Arte Leopoldo Gotuzzo: contribuição e integração com o ensino de Arte através de seu Setor Educacional. Universidade Federal de Pelotas, Trabalho de Conclusão de Curso, 2010. Disponível em: <http://wp.ufpel.edu.br/especializacaoemartesvisuais/files/2013/06/Maria-Consuelo-Sinotti-Rocha-–-2010.pdf>. Acesso em: 26 agosto de 2016.

JALLAGEAS, Neide. Respostas mínimas a questões máximas: sobre a (in)visibilidade da mulher artista na história da arte. Disponível em: www.miniweb.com.br/artes/artigos/gt15a1.pdf. Acesso em: 27 de agosto de 2016.

Downloads

Publicado

2016-12-31

Como Citar

Nunes Carrara, D. F., de Campos Bretas, N., Valério Machado, V., Prates dos Santos, L., & Rodrigues Moura, D. (2016). Presença feminina no Museu de Arte Leopoldo Gotuzzo. RELACult - Revista Latino-Americana De Estudos Em Cultura E Sociedade, 2(4), 340–348. https://doi.org/10.23899/relacult.v2i4.320

Edição

Seção

Dossiê - Estudos de Gênero, Feminismo e Sexualidades

Artigos Semelhantes

1 2 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.