Tradições Alimentares Regionais em uma América Latina Neocolonial: a luta pela manutenção de costumes e da soberania alimentar

Autores

  • MARCOS ROBERTO PISARSKI JUNIOR Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.23899/relacult.v5i5.1601

Palavras-chave:

Cultura, Neocolonialismo, Produção de Alimentos, Soberania Alimentar, Tradições Alimentares.

Resumo

A alimentação deve ser compreendida como expressão cultural de um grupo ou sociedade, sendo formada pela relação dialética entre a materialidade do acesso aos alimentos e da subjetividade de crenças, gostos e costumes. Na atual sociedade capitalista, a globalização impõe um modelo global de alimentação diretamente ligado aos interesses da produção alimentar voltada para o mercado, assim transformando alimentos em commodities. Este trabalho tem como objetivo apresentar e analisar as tradições alimentares regionais em contraposição as facetas da globalização nos hábitos alimentares e de suas relações com os modelos de produção de alimentos na América Latina. A metodologia utilizada nesta pesquisa se baseia em uma aprofundada revisão bibliográfica em trabalhos voltados a análise da alimentação como cultura, da globalização, das relações neocoloniais e conceitos de integração cultural da Latino-América, além da experiência do autor no tema de tradições alimentares em produções acadêmicas e na prática com vivências e visitas a grupos tradicionais e de resistência diretamente ligados a produção de alimentos e manutenção de costumes culturais, como: faxinalenses, quilombolas, indígenas e assentados de reforma agrária. Neste trabalho se possibilitou notar relações diretas entre o modelo de produção dos alimentos enquanto commodities no Brasil e demais países da américa latina, e a ameaça que isto representa perante a manutenção das tradições e da soberania alimentar, contribuindo assim à ideia de neocolonialismo, visto a implantação de um modelo de alimentação global. Conclui-se que  a manutenção e resistência de tradições alimentares regionais encontra no modelo neocolonialista de produção de alimentos o seu antagonismo, assim transformando esta discussão em um objeto fundamental na defesa da soberania alimentar, costumes populares e do empoderamento de grupos tradicionais e de resistência, demonstrando assim que debates mais aprofundados e o desenvolvimento de políticas públicas são essenciais para a preservação destes elementos que constituem o povo latino-americano.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

MARCOS ROBERTO PISARSKI JUNIOR, Universidade Federal do Paraná

Mestrando em Turismo na Universidade Federal do Paraná, Graduado em Gastronomia na Pontifícia Universidade Católica do Paraná e em Marketing no Centro Universitário Internacional.

Referências

CAMACHO. R. S. O agronegócio latifundiário versus a agricultura camponesa: a luta política e pedagógica do campesinato. In: Anais do XIX Encontro Nacional de Geografia Agrária, São Paulo, 2009, p. 1-34

CHANG, M. Y. Sistema Faxinal: Uma forma de organização camponesa em desagregação no Centro-sul do Paraná. Londrina: IAPAR,1988, 124f. (Boletim nº 22)

CHONCHOL, J. A Soberania Alimentar. Dossiê América Latina. Estudos avançados, vol. 19, nº 55, São Paulo, set-dez/2005.

GIRARDI, E. P.; RIBEIRO, E. S.; PAULI, L. Dinâmicas Recentes do Campo Brasileiro: Atualização e Aprimoramento do Atlas da Questão Agrária Brasileira. 2014. 12 f. - Curso de Geografia, Universidade do Estado de São Paulo, São Paulo, 2014.

GOMES JUNIOR, N. N.; ALY JUNIOR, O. Soberania Alimentar e Agronegócio: Notas Além da Porteira. Revista Eletrônica Retratos de Assentamentos, v. 18, n. 2, 2015.

HARVEY, D. A brief history of neoliberalism. Oxford: Oxford University Press; 2005.

MATTA, R. O que faz o Brasil, Brasil?, Rio de Janeiro: Rocco; 1986.

MCMICHAEL, P. A food regime genealogy. The Journal of Peasant Studies. Vol. 36, nº 1, January 2009.

MONTANARI, M. Comida como cultura: tradução de Letícia Martins de Andrade. São Paulo: editora SENAC: 2008

MOOZ, P. F. P.; PISARSKI JUNIOR, M. R. O sistema faxinal como mecanismo mitigador dos impactos da globalização nas tradições alimentares In: Anais do VIII Simpósio Internacional de Geografia Agrária, Curitiba, 2017.

PLOEG, J. D. V. D. Camponeses e impérios alimentares: lutas por autonomia e sustentabilidade na era da globalização. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2008.

PRADO JR, Caio. Sentido da colonização. Formação do Brasil contemporâneo: colônia. São Paulo: Brasiliense, 1979.

RITZER, G. The McDonaldization of society. Thousand Oaks, CA: Pine Forge Press; 2004.

SANTOS, C. R. A. O Império Mcdonald e a Mcdonalização da Sociedade: Alimentação, Cultura e Poder. Seminário facetas do império na história, 2006 nov. Disponível em: http://people. ufpr.br/~andreadore/antunes.pdf. Acesso em: 29 de maio de 2017.

SANTOS, M. Por uma outra globalização: do pensamento único à consciência universal. 13. ed. Rio de Janeiro: Record, 2006.

VIA CAMPESINA. Declaração final do Fórum Mundial de Soberania Alimentar; Havana, Cuba/2001. Disponível em: http://www.social.org.br/cartilhas/cartilha003/

Downloads

Publicado

2019-05-31

Como Citar

PISARSKI JUNIOR, M. R. (2019). Tradições Alimentares Regionais em uma América Latina Neocolonial: a luta pela manutenção de costumes e da soberania alimentar. RELACult - Revista Latino-Americana De Estudos Em Cultura E Sociedade, 5(5). https://doi.org/10.23899/relacult.v5i5.1601

Edição

Seção

II - Seminário Latino-Americano de Estudos em Cultura