Avaliação no ensino fundamental das escolas públicas da rede municipal de Jaguarão-RS

Autores

  • Rosa Maria Martins Carvalho Dutra Universidade Federal do Pampa, campus Jaguarão
  • Santiago Bretanha Universidade Católica de Pelotas http://orcid.org/0000-0002-0648-7169
  • Maria Alice de Freitas Sias Universidade Federal do Pampa, campus Jaguarão
  • Ana Cristina da Silva Rodrigues Universidade Federal do Pampa, campus Jaguarão

DOI:

https://doi.org/10.23899/relacult.v4i0.785

Palavras-chave:

avaliação, aprendizagem, ensino fundamental

Resumo

A avaliação pode ser considerada como ponto fundamental no que diz respeito ao processo de ensino-aprendizagem, permitindo-nos elencar subsídios para que os docentes direcionem sua prática, as escolas reestruturem seus projetos pedagógicos, os sistemas de ensino definam políticas públicas para que se invista na educação para o sucesso. Faz-se necessária uma avaliação que pressuponha acompanhamento individualizado, em vistas de evitar a evasão escolar e a repetência, que verifique o rendimento escolar de forma continua e formativa levando em consideração a realidade local e os indicadores de cada escola em particular. Este trabalho objetiva investigar as características da avaliação utilizada no município de Jaguarão relacionando essas aos documentos oficiais - Plano Municipal de Educação (Lei nº 13.005/2014) e Plano Nacional de Educação. Diante disso, a pesquisa pretende propor, por meio de projeto de intervenção no âmbito da Secretaria Municipal de Educação, uma avaliação que auxilie a gestão escolar a melhorar os rumos da educação no município, para que alcance os índices estabelecidos pelo IDEB. O projeto está sendo desenvolvido nas escolas da rede municipal de ensino de Jaguarão, especificamente com a participação dos supervisores das Escolas de Ensino Fundamental e professores de Língua Portuguesa - anos finais. Esta pesquisa, metodologicamente, é do tipo intervenção pedagógica, uma vez que trabalha com dados gerados pelo estudo, busca como produto final a mudança e nasce da necessidade de dialogar com a teoria.   A metodologia para coleta e análise de dados parte de uma abordagem qualitativa.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Rosa Maria Martins Carvalho Dutra, Universidade Federal do Pampa, campus Jaguarão

Possui graduação em Licenciatura Plena em Letras pela Universidade Católica de Pelotas (1994). Atualmente é professora de Língua Portuguesa na Escola Municipal de Ensino Fundamental Ceni Soares Dias e na Escola Municipal de Ensino Fundamental Marcílio Dias, Supervisora do PIBID de Letras- Língua Materna da Universidade Federal do Pampa. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS, atuando principalmente nos seguintes temas: construção textual, escola e professor-aluno. Atuou como Orientadora Educacional da Escola ( 2015 ) , como Supervisora Escolar e Vice-diretora ( 2015 ) na EMEF Ceni Dias. Foi Professora Substituta na Universidade Federal do Pampa, no segundo semestre de 2014, atuando nos Cursos de Graduação em Letras e Pedagogia. Também atuou junto a Coordenadoria do Curso de Licenciatura em Letras - Português , na modalidade a distância. Participou do MESTRADO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO - 2014 , como aluna especial. Atualmente está cursando o Mestrado Profissional em Educação - Unipampa.

Santiago Bretanha, Universidade Católica de Pelotas

É mestrando em Letras pelo Programa de Pós-graduação em Letras da Universidade Católica de Pelotas. Possui experiência na área de Letras, com ênfase em Análise de Discurso, atuando principalmente nos seguintes temas: Epistemologia, Tempo, História, Memória, Trabalho e Discurso Político. É membro do Laboratório de Estudos em Análise de Discurso (LEAD), sediado na Universidade Católica de Pelotas. Ainda, integra o projeto de pesquisa Línguas e Literaturas na Fronteira (CNPQ) e o Laboratório de Literatura e Outras Linguagens (LaLLi), ambos sediados na Universidade Federal do Pampa, campus Jaguarão. Nesse âmbito, dedica-se aos estudos em Literatura Comparada na interface Literatura,  Estudos Culturais e Filosofia.

Maria Alice de Freitas Sias, Universidade Federal do Pampa, campus Jaguarão

Atualmente professora concursada pela Prefeitura Municipal de Pelotas. Possui Especialização em Gestão Escolar, pelas Faculdades Integradas Facvest, Lages/SC (2007). Graduação em Pedagogia (Licenciatura Plena) pela Universidade Católica de Pelotas, Habilitação do Magistério das Matérias Pedagógicas, Gestão Educacional e Habilitação para o exercício do Magistério nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental (2006). Curso de Magistério no Instituto Estadual de Educação Assis Brasil (2002). Atua na Educação principalmente com os seguintes temas: Alfabetização, Letramento e Formação de Professores.

Ana Cristina da Silva Rodrigues, Universidade Federal do Pampa, campus Jaguarão

Possui graduação em Licenciatura Em Pedagogia Séries Iniciais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1992), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1999) e doutorado em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2008). Tem experiência na educação básica estadual e municipal, tendo atuado durante 20 anos na Rede Municipal de Porto Alegre. Atuou como assessora pedagógica na EJA, na alfabetização e na gestão durante 8 anos na Secretaria Municipal de Educação de Porto Alegre. Foi conselheira no Conselho Municipal de Educação de Cachoeirinha e presidente do Conselho Municipal de Educação de Jaguarão. Atua no ensino superior desde 1994 tendo larga experiência em instituições privadas. Atualmente é professora Adjunta II na Universidade Federal do Pampa, professora do Mestrado Profissional em Educação, Diretora do Campus Jaguarão e presidente da Comissão Própria de Avaliação da UNIPAMPA. Também é coordenadora de área-Pibid da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Desenvolve pesquisas na área das políticas educacionais e gestão, alfabetização e letramento e avaliação, em especial avaliações em larga escala e avaliação institucional.

Referências

BRASIL. Plano Nacional de Educação. 2001. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/pne.pdf>;acesso em: 10/05/2016.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei nº 9.394/96. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/pne.pdf>; acesso em: 12/05/2016.

DAMIANI, M. F.; et al. Discutindo pesquisas do tipo intervenção pedagógica. Disponível em: < https://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/caduc/article/view/3822/3074>. Acesso em: 20 nov. 2017.

FREITAS, T. R. Metodologia de Pesquisa. Disponível em: < http://www2.dbd.puc-rio.br/pergamum/tesesabertas/1112856_2013_cap_4.pdf>. Acesso em: 20 nov. 2017.

GATTI, B. A. Problemas e Impasses da Avaliação de Projetos e Sistemas Educacionais: dois casos brasileiros.In: BROOK, N. (org.). A Avaliação da Educação Básica: a experiência brasileira. Belo Horizonte: Fino Traço, 2015, p. 46-60.

HOFFMANN, J. Avaliação Mediadora: Uma Prática da Construção da Pré-escola à Universidade. 17. ed. Porto Alegre: Mediação, 2000.

______. Avaliação: Mito e Desafio. Uma perspectiva construtivista. Porto Alegre: Mediação 2000.

______. Avaliação mediadora: uma relação dialógica na construção do conhecimento. Ideias. São Paulo, nº 22, p. 5-9, 1994.

JAGUARÃO. Lei 6.151, de 25 de junho de 2015. Aprova o Plano Municipal de Educação (PME) e dá outras providências. Jaguarão: 2015. Disponível em: <http://www.jaguarao.rs.gov.br>. Acesso em: 20 nov. 2017.

LIBÂNEO, José Carlos. Organização e gestão da Escola: teoria e prática. Goiânia: Alternativa, 2013.

LUCKESI, C. C. Avaliação da Aprendizagem Escolar: estudos e proposições.22. ed. São Paulo: Cortez, 2011.

OLIVEIRA, C. L. Um apanhado teórico-conceitual sobre a pesquisa qualitativa: tipos, técnicas características.Revista Travessias, v. 2, n. 3, p. 1-16, 2008.

PARO, V. H. Gestão Democrática da Escola Pública. 3. ed. São Paulo: Ática, 2012.

VILLAS BOAS, B. M. F. Avaliação Formatida e Formação de Professoraes: ainda um desafia. Disponivel em: <http://repositorio.unb.br/bitstream/10482/9269/1/ARTIGO_AvaliacaoFormativaFormacao.pdf>. Acesso em: 15 dez 2017.

Downloads

Publicado

2018-03-21

Como Citar

Martins Carvalho Dutra, R. M., Bretanha, S., de Freitas Sias, M. A., & da Silva Rodrigues, A. C. (2018). Avaliação no ensino fundamental das escolas públicas da rede municipal de Jaguarão-RS. RELACult - Revista Latino-Americana De Estudos Em Cultura E Sociedade, 4. https://doi.org/10.23899/relacult.v4i0.785

Edição

Seção

Dossiê: FORMAÇÃO ACADÊMICA, EDUCAÇÃO, POLÍTICA E SOCIEDADE

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)