Práticas de Autoconhecimento No Currículo das Escolas Não-Tradicionais - O Exercício do (Re)Conhecer-se
DOI:
https://doi.org/10.23899/relacult.v4i0.739Abstract
Este trabalho foi elaborado a partir da análise de quatro vídeos que apresentam a rotina escolar das Escolas não tradicionais (ENT). Através dos vídeos, as autoras extraíram as falas mais pertinentes dos documentários, organizando assim em quadros os trechos dos vídeos que nos permitiram compreender de forma mais ampla como o currículo das ENT trabalham o autoconhecimento. Na elaboração do artigo tivemos como resultados quatro amplas categorias nas quais foi possível observar algumas das ferramentas utilizadas pelas ENT para incentivar o exercício do conhecer-se entre os sujeitos da comunidade escolar. Por fim, observamos através das falas dos sujeitos como a subjetividade vai sendo construída através da utilização de diferentes ferramentas, as quais se intercalam entre si durante esse processo. Concluímos também que, as ENT apresentam como eixo norteador de suas práticas o autoconhecimento, utilizando a psicologia, a área da saúde e demais áreas terapêuticas como gatilhos para proporcionar nos sujeitos um ambiente escolar emocionalmente mais confortável e equilibrado, prezando também por valores mais coletivos dentro de suas práticas.
Metrics
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License BY-NC (https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos trabalhos publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.