Animeventos: Uma perspectiva de Turismo através da observação do Otaku

Autores

  • Davi Oliveira Bento Universidade Federal do Pampa
  • Marcina Amália Nunes Moreira Universidade Federal de Viçosa

DOI:

https://doi.org/10.23899/relacult.v4i0.793

Palavras-chave:

Animeventos, Otaku, Cultura pop japonesa, Turista, Turismo pop cultural

Resumo

Este artigo tem como proposta uma análise do otaku no contexto dos animeventos promovidos no Brasil, compreendendo o fato de que os torna e os qualifica como turistas potenciais para um novo nicho de mercado. Uma tribo urbana formada por pessoas consideradas fãs da cultura pop japonesa que, dentro desses dos seus eventos sociais, incluem os personagens dos universos de mangás e animês, caracterizados por uma onda de pessoas transvestidas que expressam suas preferências por determinados títulos através de suas vestimentas e modo de agir, fazendo jus ao verdadeiro sentido do cosplay. Agregando também os shows dos gêneros musicais K-Pop, K-Rock, J-Pop, J-Rock e Anime Songs, que possuem uma legião de ouvintes espalhadas pela nação brasileira, evidenciadas pela “loucura” e versatilidade do povo pop japonês. Como parte da estrutura desses eventos, encontram-se disseminados em todo seu espaço os estandes com action figures, quadrinhos, acessórios otaku, roupas estilizadas ao gosto do público alvo, as competições de jogos, palestras e outros atrativos dependendo do evento. Considerando então a existência desses eventos de animê, pretende-se a análise das pesquisas exploratórias e descritivas feitas em 2014 nos eventos Anime Bomb em Pelotas (Rio Grande do Sul/RS) e no Anime Friends na cidade de São Paulo (SP), afim de entender esse público por meio suas motivações e padrões de consumo dentro de cada evento. A análise dos dados coletados proporcionou uma interessante provocação sobre a possível existência do turismo otaku em animeventos, instigando aprofundamentos ao estudo do turismo pop cultural nesse segmento.

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Biografia do Autor

Davi Oliveira Bento, Universidade Federal do Pampa

Possui graduação em Tecnologia em Gestão do Turismo pela Universidade Federal do Pampa Campus Jaguarão/RS (2014) e atualmente pós-graduando no curso de Gestão Estratégica em Turismo pela Universidade Federal do Pampa, com previsão de término em 2018. Têm experiência com público estrangeiro de luxo, já atuou na área de hotelaria em resorts e teve participação na promoção de megaeventos brasileiros. Realiza trabalhos com ênfase em Turismo, atuando principalmente nos seguintes temas: city tour, cultura pop, fronteira, eventos e hospitalidade.

Marcina Amália Nunes Moreira, Universidade Federal de Viçosa

Mestre em Geografia, subárea Análise Ambiental, pela Universidade Federal de Minas Gerais (2008-2010), especialista em Turismo e Desenvolvimento Sustentável, ênfase em Patrimônios geo-ambiental e sócio-cultural no planejamento turístico em Minas Gerais, pela UFMG (2007), Graduada em Turismo pelo Centro Universitário Newton Paiva (2006). Sócia-fundadora do Circuito Turístico Nascente do Rio Doce. Foi docente efetiva e coordenadora de curso na Universidade Federal do Pampa no Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Turismo e da Especialização em Educação Ambiental na mesma instituição (2013-2015). Atuou também como consultora em ICMS Turístico com criação de política pública, conselho e fundo municipal de turismo, bem como a elaboração e implementação de Planos Municipais de Turismo. É doutoranda do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Estudos do Lazer na EEFFTO/UFMG (2013-2017), membro do grupo de estudos interdisciplinar OTIUM-Lazer, Brasil e América Latina, EEFFTO/UFMG, do grupo de pesquisa LUCE - Ludicidade, Cultura e Educação, EEFFTO/UFMG, e sócia-fundadora da Associação Nacional de pesquisa e Pós-graduação em Estudos do Lazer-ANPEL. É representante institucional no Observatório do Turismo Mineiro.

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Publicado

2018-02-28

Como Citar

Bento, D. O., & Moreira, M. A. N. (2018). Animeventos: Uma perspectiva de Turismo através da observação do Otaku. RELACult - Revista Latino-Americana De Estudos Em Cultura E Sociedade, 4. https://doi.org/10.23899/relacult.v4i0.793

Edição

Seção

Dossiê: TURISMO E PATRIMÔNIO CULTURAL