A Milonga e o Pampa: atravessamentos culturais entre Brasil, Argentina e Uruguai

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23899/relacult.v5i4.1123

Palavras-chave:

Milonga, Dança, Pampa, Cultura

Resumo

Este artigo foi idealizado a partir de um seminário realizado na disciplina de Laboratório de Danças Folclóricas do Curso de Dança – Licenciatura da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Este estudo propõe problematizar a Milonga dentro de uma perspectiva histórica e seus desdobramentos na cultura pampeana, mais especificamente nos contextos sul-rio-grandense (Brasil), uruguaio e argentino. Para essa pesquisa foi realizado um levantamento inicial em Plataformas Digitais com o objetivo de obter trabalhos que debatessem a temática proposta. Foi observada uma carência de estudos que abordassem a Milonga, principalmente sob a perspectiva da dança. No âmbito dos materiais encontrados, foi possível perceber a significativa influência do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG) para a disseminação desta poética pelo Rio Grande do Sul. Por fim, é importante ressaltar a valiosa experiência proporcionada pelo seminário realizado na disciplina de Laboratório de Danças Folclóricas, pois o mesmo possibilitou o estudo de um tema relevante para a discussão de temáticas como cultura, identidade e folclore atentando, neste caso, para as possibilidades poéticas fronteiriças e os atravessamentos culturais na Região do Pampa.

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Biografia do Autor

Bruno Blois Nunes, Universidade Federal de Pelotas

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Federal de Pelotas (2006), mestrado em História pela UFPel (2015) e especialização em Linguagens Verbo-visuais e Tecnologias pelo Instituto Federal Sul-Rio-grandense (IFSul) (2017). É doutorando em Educação pela UFPel e participa do Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Imaginário, Educação e Memória (GEPIEM) e Grupo de Pesquisa Observatório de Memória, Educação, Gesto e Arte (OMEGA) ambos da UFPel. Realizou Curso de Formação de Professores na Escola de Dança - Centro Cultural Jaime Arôxa (2013). É professor de dança de salão no Espaço de Terapias Corporais Claudia Weingärtner (Pelotas/RS).

Thiago Silva de Amorim Jesus, Universidade Federal de Pelotas

Professor Adjunto do Centro de Artes da Universidade Federal de Pelotas-UFPel/RS no Curso de Dança - Licenciatura e no Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais - PPGAV. Doutor em Ciências da Linguagem pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem da UNISUL - Universidade do Sul de Santa Catarina, com a tese "Corpo, ritual, Pelotas e o carnaval: uma análise dos desfiles de rua entre 2008 e 2013". Mestre pelo mesmo Programa, com pesquisa sobre a Linguagem do Corpo no Carnaval do Sul do Brasil (Bolsista CAPES-PROSUP). Pesquisador com formação de Licenciatura Plena em Dança e Especialização em Interdisciplinaridade e Linguagens, ambos pela Universidade de Cruz Alta-RS. É Coordenador do Núcleo de Folclore da UFPel ? NUFOLK e do Projeto de Ensino LIFE-LAPIS-Dança. Líder do Grupo de Pesquisa OMEGA ? Observatório de Memória, Educação, Gesto e Arte (UFPel/CNPq) e pesquisador no Grupo Dança e Educação (UFPel). Também é Professor do Curso de Especialização Lato Sensu em Artes na mesma universidade. Diretor da ANDA - Associação Nacional dos Pesquisadores em Dança (gestão 2018-2020). Artista Popular e fundador da Abambaé Companhia de Danças Brasileiras. Curador Artístico e Coordenador de Relações Internacionais do Encuentro Internacional de Folklore y Arte Popular América Unida (Uruguay). Diretor da Comissão de Frente do Grêmio Recreativo Escola de Samba Império da Baixada (Pelotas/RS). Revisor dos Periódicos Revista Subjetividades (UNIFOR), das Revistas CENA e Revista Brasileira de Estudos da Presença (UFRGS) e Associate Editor da Mabini Review - Multidisciplinary Journal, publicado pela Polytechnic University of the Philippines. Membro filiado da Organização Internacional de Folclore e Artes Populares (IOV). Possui experiência na área de Artes, com ênfase em Dança, Artes Populares e Folclore e atualmente investiga os seguintes temas: corpo, dança, cultura e carnaval, folclore de margem e poéticas populares na contemporaneidade.

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Publicado

2019-05-05

Como Citar

Nunes, B. B., & Jesus, T. S. de A. (2019). A Milonga e o Pampa: atravessamentos culturais entre Brasil, Argentina e Uruguai. RELACult - Revista Latino-Americana De Estudos Em Cultura E Sociedade, 5(4). https://doi.org/10.23899/relacult.v5i4.1123

Edição

Seção

IV - Encontro Humanístico Multidisciplinar