O desenho de observação e a construção do conceito de inseto: estudo de caso com alunos do ensino fundamental

Autores

  • Emerson Pessoa Vidal Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.23899/relacult.v4i0.953

Palavras-chave:

Educação Ambiental, Insetos, Ensino Fundamental

Resumo

Essa é uma investigação quali-quantitativa efetuada em uma escola do ensino fundamental de Jacupiranga/SP. Os alunos dos sextos e sétimos anos tiveram seus conhecimentos prévios sobre os insetos detectados através de desenhos e, após, foram participantes de uma sequência didática na qual o conceito de inseto, representado nesse trabalho pelas características segmentação do corpo, asas, antenas e local de inserção dos apêndices, foi trabalhado utilizando materiais concretos que possibilitaram desenhos de observação. Os conhecimentos adquiridos foram avaliados através de desenhos que os alunos fizeram representando os insetos: abelha, besouro, borboleta e mosca. Concluímos que a intervenção ajudou a ampliar o conhecimento e que precisamos organizar outras sequências didáticas que enfoquem as dimensões valorativas e políticas relativas à preservação da biodiversidade.

Métricas

Carregando Métricas ...

Referências

BACIC, M.C.; VIDAL, E.P. Concepções prévias sobre insetos de alunos do sétimo ano do ensino fundamental de uma escola pública de Jacupiranga/SP. Ponta Grossa: Anais do V SINECT, p. 1-8, 2016.

BORGES, A. T. O papel do laboratório no ensino de ciências. In: ______ MOREIRA, M. A.; ZYLBESZTA, J. N.; DELIZOICOV, D.; ANGOTTI, J. A. P. Atas do I Encontro Nacional de Pesquisa em Ensino de Ciências. Porto Alegre: Editora da Universidade - UFRGS, 1997.

BRÖCKELMANN, R. H. Observatório de Ciências: 7º ano. São Paulo: Editora Moderna, 2011.

BUZZI, Z. J. Entomologia didática. Curitiba: Editora UFPR, 2010.

CARRANO-MOREIRA, A. F. Insetos: Manual de coleta e identificação. Recife: UFRPE, Editora Universitária, 2015, 166 p.

CAMPOS, N. P. de. A construção do olhar estético-crítico do educador. Florianópolis: Ed. da UFSC, 2002.

CARVALHO, L. M. A temática ambiental e o processo educativo: dimensões e abordagens. In: CINQUETTI, H. C. S.; LOGAREZZI, A. Consumo e resíduo: fundamentos para o trabalho educativo. São Carlos: EdUFSCar, 2006. p. 19 - 41.

DORFMAN, B. R. Pensar sem palavras ou a biologia do desenho. Paraná: Graphica, 2007. Disponível em: < http://www.exatas.ufpr.br/portal/docs_degraf/artigos_graphica/PENSAR.pdf. Acesso em: 18 abr. 2018.

LAWTON, J. H. Entomologistas e a conservação da biodiversidade. In: Anais do Congresso Internacional de Entomologia e XII Congresso Brasileiro de entomologia, Foz do Iguaçu, 2000.

RICHTER, L.; LOPES, G. M. N.; FREITAS, D. S. Currículo, formação de professores e o uso de imagens no ensino. Anais do II SENAFE, 2006, p. 1-10. Disponível em: <http://coral.ufsm.br/gpforma/2senafe/PDF/006e5.pdf>. Acesso em: 18 abr. 2018.

STOKES, D. Coisas como nós: Preferências entres os humanos e organismos e implicações para a conservação. Washington: Ecologia Humana, 2007.

THIEMANN, F.T. Biodiversidade como tema para a educação ambiental: contextos urbanos, sentidos atribuídos, e possibilidades na perspectiva da educação ambiental crítica. Tese (Doutorado em Ciências) – Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2013.

WILSON, E.O. Diversidade da vida. 1º edição. São Paulo: Companhia das Letras, 1994. 447 p.

Downloads

Publicado

2018-11-26

Como Citar

Vidal, E. P. (2018). O desenho de observação e a construção do conceito de inseto: estudo de caso com alunos do ensino fundamental. RELACult - Revista Latino-Americana De Estudos Em Cultura E Sociedade, 4. https://doi.org/10.23899/relacult.v4i0.953

Edição

Seção

Dossiê: X Encontro e Diálogos com a Educação Ambiental (EDEA)