La organización de la unidad económica campesina: perspectivas repensadas

Autores

  • Arthur Saldanha dos Santos Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS.

DOI:

https://doi.org/10.23899/relacult.v4i3.869

Palavras-chave:

Camponeses, Economia, Produção, Reprodução, Sociedade.

Resumo

O objetivo deste trabalho está centrado em analisar de forma clara, concisa e subjetiva, as percepções de Alexander Chayanov em sua obra prima intitulada “La organización de la unidad económica campesina”. As noções básicas aqui colocadas, partem do entendimento e das estruturações que envolvem o modo de produção de unidades rurais – entendidos como campesinos. Tais pressupostos levam em consideração à compreensão de uma produção econômica não pautada nas dinâmicas capitalistas, mas sim, como uma forma autônoma de produção e reprodução social.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Arthur Saldanha dos Santos, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS.

Doutorando em Sociologia na Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS (Bolsista pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES). Mestre pelo Curso Associado entre a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e a Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES) em Sociedade, Ambiente e Território ( PPG-SAT). Bacharel em Humanidades pela Faculdade Interdisciplinar em Humanidades da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM).Tem interesse, principalmente, nas linhas de estudos que estão centradas nas Juventudes Rurais, Agricultura Familiar, Redes Sociais, Trabalho e Migração - temáticas que envolvem também o mundo rural.

Referências

CHAYANOV, Alexander V. La organización de la unidad económica campesina. Buenos Aires: Nueva Visión, 1974, 342 p.

KAUTSKY, Karl. A questão agrária. Tradução de C. Iperoing. Laemmert. Rio de Janeiro. 1968.

LÊNIN, Vladimir Ilitch. O Desenvolvimento do capitalismo na Rússia. São Paulo: Nova Cultural, 1985. 402 p.

MARX, Karl. A parceria e a pequena propriedade camponesa. In: ______. O Capital: crítica da economia política. São Paulo: Difel, v. 6, p. 918-931. 1985. (Livro 3, v.6).

WOORTMANN, Klass. ―Com parente não se neguceia: o campesinato como ordem moral. Ciência Hoje, v.5, n.28, jan./fev. 1987.

Downloads

Publicado

2019-02-18

Como Citar

dos Santos, A. S. (2019). La organización de la unidad económica campesina: perspectivas repensadas. RELACult - Revista Latino-Americana De Estudos Em Cultura E Sociedade, 4(3). https://doi.org/10.23899/relacult.v4i3.869

Edição

Seção

Resenhas