A ASSISTÊNCIA SOCIAL COMO POLÍTICA PÚBLICA

Autores

  • Daniele Bonapace dos Santos Lencina Faculdade São Braz

DOI:

https://doi.org/10.23899/relacult.v4i4.845

Palavras-chave:

Políticas Públicas. Assistência Social. Assistencialismo. Estado.

Resumo

A Política Pública de Assistência Social, a partir da Constituição Federal de 1988, busca construir uma trajetória diferente das antigas propostas assistencialistas, que serviam de alicerce para as políticas construídas até então, de forma a possibilitar o acesso aos serviços assistenciais através de uma proposta de direito social. O presente artigo aborda a relação que há entre o antigo assistencialismo e a atual Política Pública de Assistência Social, buscando avaliar seus avanços e desafios, bem como os limites de acesso dos usuários que necessitam dela, objetivando encontrar meios para minimizar a pobreza e a desigualdade. Analisaram-se criticamente os atuais métodos de avaliação das Políticas Públicas no Brasil, suas limitações, perspectivas e necessidades futuras. Observou-se que houve um grande avanço no tocante ao reconhecimento da Assistência Social como Política Pública, porém a efetivação na prática desta Política no âmbito do direito social ainda se constitui um grande desafio. O Estado, na gestão de uma Política Pública de Assistência Social, não pode permanecer no papel de coadjuvante que concede ajudas financeiras, subsídios a ações, trabalhos ou projetos comunitários. Portanto, é preciso que alcance e assuma o papel de regulador e responsável por garantir proteção social como política de cidadania, isto é, nem compensatória, nem caridosa, nem assistencialista, mas sim como uma Política Pública de direitos. A transição da Assistência Social para o âmbito da Política Pública exige que ela vá além de uma identificação de programa social deste ou daquele governo para desenvolver um sistema de proteção social efetivo e contínuo.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Daniele Bonapace dos Santos Lencina, Faculdade São Braz

Departamento das Ciências Jurídicas e Socias, Direito

Referências

ALA-HARJA, Marjukka; HELGASON, Sigurdur. Em direção às melhores práticas de avaliação. Revista do Serviço Público, Brasília, v. 51, n. 4, p. 5-59, out./dez. 2000.

ARRETCHE, Marta. Dossiê agenda de pesquisa em políticas públicas. Revista Brasileira de Ciências Sociais, São Paulo, v. 18, n. 51, p. 7-9, fev. 2003.

BRASIL. CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA DOS ESTADOS UNIDOS DO BRASIL (DE 24 DE FEVEREIRO DE 1891) disponível em http://www.planalto.gov.br.

COSTA, Frederico Lustosa da; CASTANHAR, José Cezar. Avaliação de programas públicos: desafios conceituais e metodológicos. Revista de Administração Pública, Rio de Janeiro, v. 37, n. 5, p. 962-969, set./out. 2003.

COUTO, Berenice Rojas et al. O Sistema Único de Assistência Social no Brasil: uma realidade em movimento. Cortez Editora, 2014, p. 33.

GARCIA, Ronaldo Coutinho. Subsídios para organizar avaliações da ação governamental. Planejamento e Políticas Públicas, Brasília, n. 23, p. 7-70, jan./jun. 2001.

LIMA, Waner Gonçalves. Política pública: discussão de conceitos. Revista Interface (Porto Nacional), [S.l.], n. 05, nov. 2012. ISSN 2448-2064. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos. Acesso em: 06 ago 2017.

Revista Brasileira de Ciências Sociais, São Paulo, v. 18, n. 51, p. 15-20, fev. 2003.

RODRIGUES, M. M. A. Políticas públicas. São Paulo: Publifolha, 2010.

SECCHI, Leonardo. Introdução: percebendo as políticas públicas. Políticas Públicas: conceito, esquemas de análise, casos práticos. São Paulo: Cengage Learning, 2010.

SIMÕES, Carlos: Curso de direito do serviço social. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2010

SOUZA, Celina. “Estado do campo” da pesquisa em políticas públicas no Brasil, 2003.

TEIXEIRA, Elenaldo Celso. O Papel das Políticas Públicas no Desenvolvimento Local e na Transformação da Realidade. AATR-BA, 2002.

YAZBEK, Maria Carmelita. Os fundamentos históricos e teórico-metodológicos do Serviço Social brasileiro na contemporaneidade. CFESS, ABEPSS. Serviço Social: direitos sociais e competências profissionais. Brasília-DF. 2009

Downloads

Publicado

2018-05-10

Como Citar

Bonapace dos Santos Lencina, D. (2018). A ASSISTÊNCIA SOCIAL COMO POLÍTICA PÚBLICA. RELACult - Revista Latino-Americana De Estudos Em Cultura E Sociedade, 4(4). https://doi.org/10.23899/relacult.v4i4.845

Edição

Seção

Dossiê - COINTER