Currículo contemporâneo: a proposta de ensino para cursos populares construída com apenados da Penitenciária Estadual do Rio Grande

Autores

  • Peterson Fernando Kepps da Silva Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
  • Lavínia Schwantes Universidade Federal do Rio Grande (FURG)

DOI:

https://doi.org/10.23899/relacult.v4i0.728

Palavras-chave:

currículo, currículo contemporâneo, oficinas pedagógicas, pré-universitários populares, sujeitos privados de liberdade

Resumo

O sistema prisional brasileiro é marcado mundialmente pela superlotação, falta de estrutura e presença de facções criminosas; além de um tratamento questionável com os detentos. A escolarização dos apenados no Brasil é baixa, principalmente, em homens com idades entre 18 e 34 anos. Neste contexto, o projeto intitulado Cultura da Paz, emerge como uma possibilidade de aproximar a educação dos sujeitos privados de liberdade. O mesmo é um projeto de extensão desenvolvido pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG), a partir do Programa de Auxilio ao Ingresso nos Ensinos Técnico e Superior (PAIETS). Os estudantes que integram o projeto Cultura da Paz são, exclusivamente, apenados do regime aberto e semiaberto da Penitenciária Estadual do Rio Grande (PERG). O presente trabalho se destina a discutir, por meio da apresentação de oficinas pedagógicas, uma proposta curricular contemporânea no que tange o currículo de cursos pré-universitários populares. Para tanto, apresentamos as oficinas pedagógicas desenvolvidas no projeto e discutimos a viabilidade de construção de um currículo que denominamos contemporâneo. Percebemos que as oficinas pedagógicas podem contribuir com a construção desta proposta curricular e possibilitar a criação de espaços menos rígidos e fixos e o dialogar com o interesse dos alunos. Assim como a construção de propostas reflexivas e que estimulem a posição dos estudantes, o trabalho docente executado de forma cooperativa e a consideração das peculiaridades dos sujeitos e seu cotidiano.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Peterson Fernando Kepps da Silva, Universidade Federal do Rio Grande (FURG)

Graduação em Ciências Biológicas Licenciatura pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG); Especialização em Educação com Ênfase nos Ensinos Fundamental II e Médio pela Universidade Norte do Paraná (UNOPAR); Mestre e doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde (PPGEC-FURG).

Lavínia Schwantes, Universidade Federal do Rio Grande (FURG)

Possui graduação em Licenciatura e Bacharelado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Doutorado em Educação em Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande. Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal do Rio Grande (FURG) no curso de Licenciatura em Ciências Biológicas e coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências (PPGEC/FURG). Tem experiência e interesse na área de Educação em Ciências, atuando principalmente nos seguintes temas: educação em ciência, formação de professores e ensino de Biologia. É líder do Grupo de Pesquisa em Educação em ciência (PEmCie), desenvolvendo projetos e estudos em educação em ciência. Também é pesquisadora do Grupo de Estudos de Educação, Cultura, Ambiente e Filosofia (GEECAF), lotado no Centro de Educação Ambiental e Ensino de Ciências e Matemática (CEAMECIM) da FURG. 

Referências

AGUIAR, A. Educação de Jovens e Adultos privados de liberdade: perspectivas e desafios. Paidéia r. do cur. de ped. da Fac. de Ci. Hum. e Soc. v. 1, n. 6, p. 101-121, jul./dez. 2009. Disponível em: http://www.fumec.br/revistas/paideia/article/view/953/725. Acesso em: 08 out. 2017.

BRASIL, Portal Brasil. 2012. Levantamento mostra escolaridade dos presidiários no País. Disponível em: http://www.brasil.gov.br/educacao/2012/04/levantamento-mostra-escolaridade-dos-presidiarios-no-pais. Acesso em: 06 out. 2017.

DEPEN, Departamento Penitenciário Nacional. 2014. Levantamento Nacional de Informações Penitenciárias. Disponível em: http://www.justica.gov.br/noticias/mj-divulgara-novo-relatorio-do-infopen-nesta-terca-feira/relatorio-depen-versao-web.pdf. Acesso em: 06 out. 2017.

GOODSON, I. F. As políticas de currículo e escolarização. Rio de Janeiro: Vozes, 2008. 167 p.

MARTINS, M. H. P. Preservando o patrimônio & construindo a identidade. São Paulo: Moderna, 2001.

MORH, A. A natureza da educação em saúde no ensino fundamental e os professores de ciências. 2002. 409 f. Tese (Doutorado em Educação) – Centro de Ciências da Educação, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2002.

POPKEWITZ, T. História do currículo, regulação social e poder. In: SILVA,

T. T. (Org.). O sujeito da educação: estudos foucaultianos. Rio de Janeiro:

Vozes, 2009. p. 173-210.

SILVA, T. T. Documentos de Identidade: uma introdução ás teorias do

currículo. Belo Horizonte: Autêntica, 2009. 154p.

VEIGA-NETO, Alfredo. Currículo e interdisciplinaridade. In: MOREIRA, Antonio

Flavio Barbosa (Org.). Currículo: questões atuais. Campinas: Papirus, 2003. p. 59-102.

VIEIRA, E. VOLQUIND, L. Oficinas de ensino: O quê? Por quê? Como? Porto Alegre: Edipucrs, 2002. 57p.

ZANATTA, Z. Sons do corpo: novas perspectivas de música na escola. In: Fórum de Práticas de Ensino de Música, 2011, Maringá. Anais... Maringá, 2011.

Downloads

Publicado

2018-02-28

Como Citar

Kepps da Silva, P. F., & Schwantes, L. (2018). Currículo contemporâneo: a proposta de ensino para cursos populares construída com apenados da Penitenciária Estadual do Rio Grande. RELACult - Revista Latino-Americana De Estudos Em Cultura E Sociedade, 4. https://doi.org/10.23899/relacult.v4i0.728

Edição

Seção

Dossiê: FORMAÇÃO ACADÊMICA, EDUCAÇÃO, POLÍTICA E SOCIEDADE