Direitos Humanos no Ensino Superior Brasileiro: estudo de caso do curso de Especialização em Direitos Humanos e Cidadania da Universidade Federal do Pampa – Campus Jaguarão

Autores

  • Vagner Silva da Cunha Universidade Federal do Pampa
  • Alan Dutra de Melo Universidade Federal do Pampa/Universidade Federal de Pelotas http://orcid.org/0000-0002-3734-8727

DOI:

https://doi.org/10.23899/relacult.v4i3.652

Palavras-chave:

Cidadania, Direitos Humanos, Ensino Superior, Neoliberalismo.

Resumo

  O presente trabalho trata da inserção da temática dos direitos humanos no ensino superior na Universidade Federal do Pampa, Campus Jaguarão/RS, junto ao curso de Pós-Graduação lato sensu denominado Especialização em Direitos Humanos e Cidadania, ofertado em três edições: 2013, 2014 e 2016. A metodologia ampara-se no estudo de caso e, como fonte da pesquisa, foram utilizados análise de documentos, incluindo o projeto do curso em sua primeira edição, e o quantitativo dos ingressantes e concluintes nas suas três edições bem como referências bibliográficas da área. As considerações finais da pesquisa revelaram o êxito da proposta implementada face ao número de egressos, em virtude da existência de uma demanda reprimida para a formandos em cursos de direito e áreas afins, além da necessidade de se ampliar estudos nessa área, tendo em vista o avanço das políticas neoliberais em escala global.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Vagner Silva da Cunha, Universidade Federal do Pampa

Doutorando em Política Social – UCPel.  Mestre em Política Social. Especialista em Sociologia: UFPel. Graduado em Lic. Plena em Ciências Sociais:Universidade Católica de Pelotas – UCPel; Bacharel em Direito: Universidade Federal de Pelotas- UFPel; Professor Assistente II com D.E. da Universidade Federal do Pampa Campus Jaguarão RS. Coordenador do curso de Especialização em Direitos Humanos e Cidadania (2013/2014) em sua primeira edição, professor da segunda edição e terceira ainda em andamento; Jaguarão; Rio Grande do Sul, Brasil

Alan Dutra de Melo, Universidade Federal do Pampa/Universidade Federal de Pelotas

Professor Assistente II da Universidade Federal do Pampa - Câmpus Jaguarão. Doutorando em Memória Social e Patrimônio Cultural pela Universidade Federal de Pelotas (2014 - 2018) . Foi coordenador do Curso de Bacharelado em Produção e Política Cultural (2013-2014) e do Curso de Especialização em Culturas, Cidade e Fronteiras (2012). Professor nos Cursos de Bacharelado em Produção e Política Cultural e no de Tecnologia de Gestão em Turismo. Foi coordenador Programa de Educação Tutorial PET Produção e Política Cultural (2013-2015). Mestre em Memória Social e Patrimônio Cultural (UFPel). Especialista em Sociologia e Política (UFPel). Possui Graduação em Direito (UFPel). A área de atuação inclui as seguintes áreas: Patrimônio Cultural, Turismo Cultural, Paisagem Urbana, Plano Diretor, Cidade, Política Cultural, Educação Patrimonial e Direito Urbanístico. Desde 2015 é membro associado do Comitê Brasileiro do Conselho Internacional de Monumentos e Sitios ICOMOS Brasil e também pesquisador associado do Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura CLAEC.

 

Referências

ANTUNES, R. Adeus ao trabalho? Ensaio sobre a metamorfose e centralidade do mundo do trabalho. São Paulo: Cortez, 2000.

BAUMAN, Z. Modernidade Líquida. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2008.

_________. O Conceito de Cultura. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2009. _________. Vida para o consumo: transformação das pessoas em mercadorias. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2008.

_________. Modernidade e holocausto. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2008

BITTAR, E. C. B. Razão e afeto, justiça e direitos humanos: dois paralelos cruzados para a mudança paradigmática Reflexões Frankfurtianas e a Revolução pelo Afeto. In. BITTAR, E. C. B. é Coord. Educação e Metodologia para os Direitos Humanos. Quartier Latin, 2008.

BRASIL. Estabelece Diretrizes Nacionais para Educação em Direitos Humanos. acesso em 13/09/2017.

CASTEL, R. As armadilhas da exclusão social. In: Belfiore-Wanderley, M.; Bógus, L.; Yazbek, M.C. Desigualdade e a questão social. São Paulo: EDUC, 2000.

CUNHA, V. S. da. Redução da maioridade penal: análise da proposta pelos conselheiros de Pelotas – RS. Pelotas, EDUCAT, 2010. p.18

DEMO, P. Charme da exclusão social. 2.ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2002.

MÉNDEZ, J. E. org. et. al. DEMOCRACIA, VIOLÊNCIA E INJUSTIÇA : O NÃO ESTADO DE DIREITO NA AMÉRICA LATINA. São Paulo: Paz e Terra, 2000.

FORRESTER, V. O horror econômico. São Paulo. Ed. UNESP, 1997.

GUIDDENS, A. Sociologia. Porto Alegre: Artmed, 2005.

HUNT, L. A invenção dos direitos humanos; uma história. São Paulo: Companhia das Letras, 2009.

LAPLANTINE, F. Aprender Antropologia. São Paulo: Brasiliense, 2007.

NOGUEIRA, M. A. Um Estado para a sociedade civil. Temas éticos e políticos da gestão democrática. São Paulo: Cortez, 2005.

SACRISTAN, G. O currículo uma reflexão sobre a prática. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998.

SANTOS. B. S., CHAUI, M. Direitos Humanos, Democracia e Desenvolvimento. São Paulo: Cortez, 2013.

SANTOS, J. V. T. dos et. al. Violência e Cidadania: práticas sociológicas e compromissos sociais. Porto Alegre: sulina; Editora da UFRGS, 2011.

SILVA, A. M. M. In: Direitos humanos na docência universitária. Pedagogia universitária: caminhos para a formação de professores/ Selma Garrido Pimenta, Maria Isabel de Almeida (Orgs.). São Paulo: Cortez, 2011. p.103 a 127.

PONTALES, J. – B. Sobre o desejo de mudanças. Entrevista com Abrão Slavutzky. Porto Alegre: Jornal Zero Hora – Caderno de Cultura. p. 6 e 7. 26/01/2013.

TRIVIÑOS, A. N. S. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 2012. UNIPAMPA. Projeto do Curso de Pós-Graduação em Direitos Humanos e Cidadania. Arquivo digital. Acesso em 26/10/2012.

WACQUANT, L. Os condenados da cidade. Rio de Janeiro: Revan, 2005.

YOUNG, J. A Sociedade excludente: exclusão social, criminalidade e diferença na modernidade recente. Rio de Janeiro: REVAN Instituto Carioca de Criminologia, 2002.

ZENAIDE, M. de N. T. Os desafios da Educação em Direiros Humanos no ensino superior. In. Políticas e Fundamentos da Educação em Direitos Humanos. Orgs. Silva, A. M. M. Silva e Tavares, C. São Paulo: Cortez, 2010.

Downloads

Publicado

2019-02-21

Como Citar

Cunha, V. S. da, & Melo, A. D. de. (2019). Direitos Humanos no Ensino Superior Brasileiro: estudo de caso do curso de Especialização em Direitos Humanos e Cidadania da Universidade Federal do Pampa – Campus Jaguarão. RELACult - Revista Latino-Americana De Estudos Em Cultura E Sociedade, 4(3). https://doi.org/10.23899/relacult.v4i3.652

Edição

Seção

Artigos - Fluxo Contínuo