Entre riscos e rabiscos: a percepção da fronteira nos desenhos dos professores de Geografia de Marechal Cândido Rondon/PR

Autores

  • Vanderson Rafael Muller Dapper
  • Jéssica Aparecida de Ávila Follmann
  • Eliete Woitowicz
  • Marli Terezinha Szumilo Schlosser

DOI:

https://doi.org/10.23899/relacult.v3i3.635

Palavras-chave:

Desenhos, Ensino de Geografia, Fronteira, Percepção, Professores de Geografia.

Resumo

Este trabalho apresenta os resultados parciais do projeto de Iniciação Científica Voluntária intitulado: “A percepção da fronteira dos docentes e discentes em colégios públicos de Marechal Cândido Rondon - PR (2016/2017)”, vinculado ao Laboratório de Ensino de Geografia (LEG) e Grupo de Pesquisa Ensino e Práticas de Geografia (ENGEO) da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE). Pretende-se discutir a forma como os professores de Geografia do Colégio Estadual Antônio Maximiliano Ceretta, Colégio Estadual do Campo Nilso Franceski e Escola Estadual do Campo Porto Mendes de Marechal Cândido Rondon - PR representam a fronteira em desenho. Os professores expressaram, além do conceito, as concepções que possuem e agregam ao espaço que estão inseridos: a fronteira internacional entre Brasil e Paraguai. Acredita-se que essas percepções influenciam na construção do conceito de fronteira dos alunos em sala de aula. Para realização do trabalho, utilizou-se os questionários abertos respondidos por cinco professores de Geografia dos estabelecimentos de ensino participantes da pesquisa. Eles representaram a fronteira em desenho, responderam o que sentiram ao desenhar e o significado da sua representação. Contudo, os professores desenharam a fronteira como limite entre duas realidades distintas, agregando sentidos e significados do seu cotidiano.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Vanderson Rafael Muller Dapper

Acadêmico do curso de Licenciatura em Geografia pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), campus de Marechal Cândido Rondon. Integrante do Grupo de Pesquisa em Ensino e Práticas de Geografia (ENGEO). Tem experiência na área de Geografia, atuando principalmente nos temas: percepção, fronteira, desenho, espaço vivido e práticas de ensino de Geografia.

Jéssica Aparecida de Ávila Follmann

Mestranda do programa de Pós-graduação em Geografia, área de concentração: Espaço de fronteira: território e ambiente, pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná ? UNIOESTE, campus de Marechal Cândido Rondon. Graduada em Geografia pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná-UNIOESTE, campus de Marechal Cândido Rondon/PR. Foi bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) (de novembro de 2014 à fevereiro de 2016). Bolsista Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica (PIBIC) - UNIOESTE (abril de 2016 a fevereiro de 2017). Participante do Laboratório e Grupo de pesquisa Geolutas- Geografia das lutas no campo e na cidade.

Eliete Woitowicz

Doutoranda em Geografia pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), campus de Francisco Beltrão. Linha de pesquisa: Educação e Ensino de Geografia. Mestra em Geografia pela UNIOESTE/Francisco Beltrão-PR (2016). Licenciada em Geografia pela UNIOESTE, campus de Marechal Cândido Rondon-PR (2013). Integrante do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), desde 2011, por meio do Subprojeto: "O ensino da Geografia: da teoria à prática", financiado pela CAPES e desenvolvido na UNIOESTE/Marechal Cândido Rondon-PR. Integrante do Grupo e Linha de Pesquisa "Ensino e Práticas de Geografia - ENGEO", desde 2011 (UNIOESTE/Marechal Cândido Rondon-PR). Membro do Grupo de Pesquisa e Estudo em Geografia Agrária, Epistemologia e Ensino - GPEGAEE, da Universidade Estadual de Maringá (UEM), desde 2014.

Marli Terezinha Szumilo Schlosser

Possui graduação em História pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (1996), graduação em Geografia pela Universidade do Oeste Paulista (2000), mestrado em Geografia pela Universidade Estadual de Maringá (2001), doutorado em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2005). Pós-doutorado no Programa de pós-graduação em Geografia da Universidade Federal de Pernambuco ? UFP (2009-2010). Atualmente é professora Associada B da Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Tem experiência na área de História e Geografia, atuando principalmente nos temas: discurso, esquete, colonização, rádio, modernização, agroecologia e Educação do campo.

Referências

ALBUQUERQUE, J. L. C. A dinâmica das fronteiras: Os brasiguaios na fronteira entre o Brasil e o Paraguai. São Paulo: Annablume, 2010. 266 p.

ALMEIDA, R. D. Do desenho ao mapa: iniciação cartográfica na escola. São Paulo: Contexto, 2001. 115 p.

ANDRADE, A. F. et al. A Contribuição do Desenho de Observação no Processo de Ensino-Aprendizagem. In: XVIII Simpósio Nacional de Geometria e Desenho Técnico e VII International Conference on Graphics Engineering for Arts and Design, 2007, Curitiba. Anais... Curitiba, 2007.

BOLIGIAN, L. et al. Geografia – Espaço e vivência: A organização do espaço brasileiro (7º ano). 4. ed. São Paulo: Saraiva, 2012. 180 p.

CARDIN, E. G. Teoria das fronteiras e totalidade. In: COLOGNESE, S. A.; CARDIN, E. G. (Orgs.). As ciências sociais na fronteira: teorias e metodologias de pesquisa. Cascavel: JB, 2014. p. 43-59.

CASTROGIOVANNI, A. C.; GASTAL, S. Fronteiras e turismo: tencionando conceitos. In: IV SEMINTUR – Seminário de Pesquisa em Turismo do Mercosul, 2006, Caxias do Sul, Anais... Caxias do Sul, 2006.

FERRARI, M. As Noções de Fronteira em Geografia. Perspectiva Geográfica, v. 09, n. 02, p. 45-64, 2014. ISSN: 1981-4801. Disponível em: <http://erevista.unioeste.br/index.php/pgeografica/article/view/10161/7550>. Acesso em: 23 abr. 2017.

FRASSON, M.; SCHLOSSER, M. T. S. Concepções e percepções de fronteiras dos Professores da Educação Básica revelada por meio da foto-resposta (Extremo Oeste do Paraná - 2012). Geografia Ensino & Pesquisa, v. 18, p. 77-96, 2014. ISSN 2236-4994. Disponível em: <https://periodicos.ufsm.br/geografia/article/view/11337>. Acesso em: 15 mai. 2017.

KOZEL, S.; FILIZOLA, R. Didática de geografia – memórias da Terra: o espaço vivido. São Paulo: FTD, 1996. 112 p.

MARTINS, J. S. Fronteira: a degradação do outro nos confins do humano. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2009. 213 p.

MICHENCO, S. M. Representações da fronteira Brasil-Paraguai segundo alunos do 3º ano do ensino médio em Amambai-MS. 2011. 124 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS. 2011.

OLIVEIRA JUNIOR, W. M. Desenhos e escultas. In: NUNES, F. G. (Org.). Ensino de geografia: novos olhares e práticas. Dourados: Editora da Universidade Federal da Grande Dourados, 2011. p. 13-36.

PONTUSCHKA, N. N.; TOMOKO, I. P.; CACETE, N. H. Para ensinar e aprender Geografia. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2009. 383 p.

SANTOS, C. O uso dos desenhos no ensino fundamental: imagens e conceitos. In: PONTUSCHKA, N. N.; OLIVEIRA, A. U. (Orgs.). Geografia em Perspectiva: ensino e pesquisa. São Paulo: Contexto, 2013. p. 195-207.

VANDERLINDE, T. Transformações fronteiriças no Oeste do Paraná. In: III Seminário Internacional de los Espacios de Frontera, 2015, Encarnacion. Anais... Encarnacion, 2015.

Downloads

Publicado

2017-12-31

Como Citar

Dapper, V. R. M., Follmann, J. A. de Ávila, Woitowicz, E., & Schlosser, M. T. S. (2017). Entre riscos e rabiscos: a percepção da fronteira nos desenhos dos professores de Geografia de Marechal Cândido Rondon/PR. RELACult - Revista Latino-Americana De Estudos Em Cultura E Sociedade, 3(3). https://doi.org/10.23899/relacult.v3i3.635

Edição

Seção

Artigos - Fluxo Contínuo