A influência do Centro de Apoio e Promoção da Agroecologia (CAPA) na organização agrícola do Sudoeste do Paraná

Autores

  • Tiago Arcanjo Orben Doutorando em História pelo Programa de Pós-Graduação em História da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS.

DOI:

https://doi.org/10.23899/relacult.v3i3.487

Palavras-chave:

Centro de Apoio e Promoção da Agroecologia, Estrutura Agrária/Fundiária, História Regional, Revolta dos Colonos, Sudoeste do Paraná.

Resumo

Esta pesquisa pretende refletir a atuação do Centro de Apoio e Promoção da Agroecologia (CAPA) na região Sudoeste do Paraná, mais especificamente no município de Verê. Neste munícipio se encontra um dos cinco núcleos que o CAPA possui nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. A atenção dada a esta região e a este munícipio se deve por estar relacionada ao assunto abordado em meu projeto de Doutorado em História, o qual procura considerar a estrutura agrária e fundiária da região Sudoeste do Paraná com referência aos levantes sociais ocorridos em outubro de 1957. Neste sentido, a pesquisa questiona a caracterização de pequenas propriedades atribuída a esta região, a qual ganhou destaque na historiografia que pesquisa o tema como resultado da luta social conhecida como Revolta dos Colonos ou Posseiros. Assim, nos primeiros levantamentos constatou-se a significativa atuação, tanto, de cooperativas agrícolas e de crédito que incentivam a produção de monoculturas, quanto, de centros de apoio a produção agroecológica, como o CAPA. Deste modo, utilizando-se da metodologia oral, este trabalho expõe para debate as formas de atuação deste Centro de Apoio a Agroecologia no município de Verê, com atenção especial para seu trabalho junto aos agricultores da região. A partir deste contexto, se sobrepõe para discussão os conceitos de agricultura familiar e pequenas propriedades, enquanto reflexo das relações políticas e sociais verificadas neste espaço.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Tiago Arcanjo Orben, Doutorando em História pelo Programa de Pós-Graduação em História da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS.

Doutorando em História pelo Programa de Pós-Graduação em História da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS.

Downloads

Publicado

2017-12-31

Como Citar

Orben, T. A. (2017). A influência do Centro de Apoio e Promoção da Agroecologia (CAPA) na organização agrícola do Sudoeste do Paraná. RELACult - Revista Latino-Americana De Estudos Em Cultura E Sociedade, 3(3). https://doi.org/10.23899/relacult.v3i3.487

Edição

Seção

Artigos - Fluxo Contínuo