Mídia impressa e sociabilidade: os haitianos segundo os jornais gaúchos

Autores

  • Beatriz Montalvão Pereira Brandão Universidade Federal do Pampa
  • Cristovão Domingos de Almeida Universidade Federal do Pampa

DOI:

https://doi.org/10.23899/relacult.v2i3.238

Palavras-chave:

Haitianos, Imigração, Assistência, Mídia impressa

Resumo

O presente trabalho visa compreender os efeitos dos discursos empregados sobre os haitianos nos jornais impressos de três municípios do estado do Rio Grande do Sul. Mapeando as cidades que mais receberam haitianos nos últimos três anos no estado, elegemos Caxias do Sul, Bento Gonçalves e Lajeado enquanto locais para coleta de dados. Para a coleta das informações elegemos um jornal impresso de cada cidade durante o ano de 2014, e, esses dados se articulam com os conceitos de imigração e a sua relação com os espaços de mídia. Inferimos que os discursos podem interferir nas vivências e nos processos de sociabilidades dos imigrantes haitianos. Evidenciamos, que em alguns momentos as informações noticiadas pelos jornais atuam como promotores de informações assistencialistas aos imigrantes e em outras matérias reforçam o discurso de negação do sujeito por parte dos leitores sem muitas manifestações positivas sobre a acolhida aos novos moradores imigrantes de seus municípios. 

Métricas

Carregando Métricas ...

Referências

COSTA, Luis César, MELLO, Leonel Itaussu. A História do Brasil. São Paulo: Scipione, 1997.

ETCHEVERRY, Daniel. Identidade não é documento: Narrativas de ruptura e continuidade nas migrações contemporâneas. Porto Alegre. IFCH/UFRGS. 2007. Dissertação de mestrado.

OLIVEIRA, Lucia Lippi. O Brasil dos imigrantes. 2. ed. - Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2002.

SAYAD, Abdelmalek. A imigração ou os paradoxos da alteridade. São Paulo. EDUSP, 1998.

WOLTON, Dominique. Internet, e depois? Uma teoría crítica das novas mídias. Porto Alegre: Sulina, 2ª edição, 2007.

WOLTON, Dominique. Informar não é comunicar. Traduzido por Juremir Machado da Silva. Porto Alegre: Sulina, 2011.

ZAMBERLAM, Jurandir, CORSO, Giovanni, BOCCHI, Lauro, CIMADON, João Marcos. Os novos rostos da imigração no Brasil: haitianos no Rio Grande do Sul. Porto Alegre: Solidus, 2014.

Sites:

Falta de perspectiva no Haiti é que tem atraído imigrantes. Disponível em: <http://oglobo.globo.com/pais/falta-de-perspectiva-no-haiti-o-que-tem-atraido-imigrantes-3646843> acesso em: 27 de abril de 2015.

Novos imigrantes mudam o cenário do Rio Grande do Sul. Disponível em: <http://zh.clicrbs.com.br/rs/noticias/noticia/2014/08/novos-imigrantes-mudam-o-cenario-do-rio-grande-do-sul-4576728.html> acesso em: 16 de outubro de 2015.

Downloads

Publicado

2016-12-31

Como Citar

Pereira Brandão, B. M., & Domingos de Almeida, C. (2016). Mídia impressa e sociabilidade: os haitianos segundo os jornais gaúchos. RELACult - Revista Latino-Americana De Estudos Em Cultura E Sociedade, 2(3), 07–21. https://doi.org/10.23899/relacult.v2i3.238

Edição

Seção

Artigos - Fluxo Contínuo