O lugar dos sujeitos: uma análise da questão da diversidade de gênero em estratégia de comunicação do Carrefour

Autores

  • Karen Greco Soares Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.23899/relacult.v2i02.166

Palavras-chave:

Comunicação, Diversidade de gênero, Organizações, Análise do discurso.

Resumo

Este estudo tem por objetivo compreender como se dá a formação discursiva da construção do sujeito LGBT em uma estratégia de comunicação da multinacional Carrefour, a cartilha “Valorizamos a diversidade”. Partindo-se do levantamento bibliográfico sobre a comunicação social enquanto espaço de disputa de sentidos, este estudo procura aproximar a área das relações públicas com os estudos de gênero, prospectando em que medida essas novas estratégias são parte de um processo de ressignificação de práticas comunicativas nas organizações, que passam a atuar em prol de um reconhecimento das questões de gênero. Através dos pressupostos metodológicos presentes em Pêcheaux (1988), este estudo também é um exercício sobre a análise do discurso do gênero nas organizações. Nessa perspectiva, entende-se esse processo como uma mudança simbólica nos sentidos que as organizações dão a suas estratégias e, ao mesmo tempo, um espaço que favorece o reconhecimento e visibilidade do grupo sociocultural LGBT nestes espaços.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Karen Greco Soares, Universidade Federal do Paraná

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social pela Universidade Federal do Paraná - UFPR (2015-2017). Graduada em Comunicação Social - Hab.: Relações Públicas - Ênfase em Produção Cultural pela Universidade Federal do Pampa - RS (2014). Foi bolsista de iniciação científica PROBIC-FAPERGS (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul), integrando ao longo da graduação projetos voltados a pesquisa científica em comunicação. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em processos socioculturais, atualmente integrando o grupo de pesquisa GECEORG (Grupo de Estudos em Comunicação, Educacão e Organizações) pela UFPR, com interesses de pesquisa nos seguintes temas: Gênero, Sexualidade e Organizações; Teoria política feminista e Diversidade de Gênero.

Referências

BALDISSERA, R. Comunicação organizacional: uma reflexão possível a partir do paradigma da complexidade. In: OLIVEIRA, I. L.; SOARES, A. T. N. (Orgs.). Interfaces e tendências da comunicação. São Caetano do Sul: Difusão, 2008.

BIROLI, Flávia. MIGUEL, Luis Felipe. Feminismo e política: uma introdução. Brasília: Boitempo, 2014.

BUTLER, Judith. Problemas de gênero. Feminismo e subversão da identidade. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2003.

BRASIL, Luciana Leão. Michel pêcheux e a teoria da análise de discurso: desdobramentos importantes para a compreensão de uma tipologia discursiva. Linguagem: estudos e pesquisas. Vol. 15, n. 1, p. 171-182, jan/jun, 2011.

OLIVEIRA, I. L.; PAULA, C. F. C. Comunicação no contexto das organizações: produtora ou ordenadora de sentidos. In: OLIVEIRA, I. L.; SOARES, A. T. N. (Orgs.). Interfaces e tendências da comunicação. São Caetano do Sul: Difusão, 2008.

ORLANDI, Eni Puccinelli. Análise de discurso: princípios e procedimentos. 6. ed. Campinas, SP: Pontes, 2005.

PÊCHEUX, Michel. Semântica e discurso. Campinas: Pontes, 1988. SCOTT, Joan W. Gênero: uma categoria útil de análise histórica. Educação e Realidade, Porto Alegre, v. 16, n. 2, jul./dez, 1995.

SUÁREZ, Mireya. A problematização das diferenças de gênero e a antropologia. In: AGUIAR, Neuma (Org.). Gênero e ciências humanas: desafios às ciências desde a perspectiva das mulheres. Rio de Janeiro: Record; Rosa dos Tempos, 1997.

FERRARI, Maria Aparecida. O cenário das organizações como sistemas de significados socialmente construídos. In: Relações Públicas. Teoria, contexto e relacionamentos. São Caetano do Sul. SP: Difusão, 2011.

Downloads

Publicado

2016-10-21

Como Citar

Soares, K. G. (2016). O lugar dos sujeitos: uma análise da questão da diversidade de gênero em estratégia de comunicação do Carrefour. RELACult - Revista Latino-Americana De Estudos Em Cultura E Sociedade, 2(02), 26–36. https://doi.org/10.23899/relacult.v2i02.166

Edição

Seção

Artigos - Fluxo Contínuo