Com o Pano em Mãos, Meu Nome é África: a Culminância da Experiência “Desfile de Turbantes”

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23899/relacult.v5i5.1562

Palavras-chave:

Cultura Africana, Cultura Afro-Brasileira, Estudos Culturais, Interdisciplinaridade, Turbantes

Resumo

Este relato de experiência é o resultado de um projeto interdisciplinar que aconteceu no Colégio Militar de Campo Grande-MS, durante os meses de junho a setembro de 2017, envolvendo as disciplinas de Língua Portuguesa e História nas turmas de 8º ano do ensino fundamental. O projeto buscou tratar do estudo das culturas africana e afro-brasileira e baseou-se em leituras, apresentações de vídeos, debates, discussões, tutoriais e oficinas sobre amarrações de turbantes, tendo em vista que o turbante dentro das culturas mencionadas foi utilizado como objeto de estudo durante toda a realização do projeto. No ano de 2017, o inicio e decorrer do projeto foi apresentado no “XXVII Congresso Nacional da Federação de Arte/Educadores do Brasil / V Congresso Internacional dos Arte/Educadores / II Seminário de Cultura e Educação de Mato Grosso do Sul – “Enquanto esse velho trem atravessa...”” que foi realizado durante os dias 14 a 18 de novembro daquele ano, na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Porém, como o projeto ainda estava em andamento, não foi possível apresentar a sua finalização. Desta forma, este relato de experiência vem apresentar a culminância e os resultados deste trabalho, nos quais alunos e professoras se envolveram em busca de transpor a visão deturpada que ainda encontramos em nossa sociedade em relação às culturas africana e afro-brasileira, bem como os significados da utilização dos turbantes por sujeitos destas e de outras tantas culturas pelo mundo a partir das perspectivas dos Estudos Culturais.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Gilmara de Souza de Brito, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul/UEMS/UUCG

Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Educação/PROFEDUC da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul/UEMS (2019). Graduada em História/Licenciatura pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul/UFMS (2010).

Marcos Antônio Bessa-Oliveira, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul/UEMS

Doutor em Artes Visuais pelo IA-Unicamp, Mestre em Estudos de Linguagens e Graduado em Artes Visuais – Licenciatura – Habilitação em Artes Plásticas pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Professor do Curso de Artes Cênicas (Graduação), na Cadeira de Artes Visuais, e do Programa de Mestrado Profissional em Educação – PROFEDUC – da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul – UEMS na Unidade Universitária de Campo Grande – UUCG - Brasil. É líder do Grupo de Pesquisa NAV(r)E – Núcleo de Artes Visuais em (re)Verificações Epistemológicas (certificado pela UEMS/CNPq.

Referências

BRASIL. Lei Nº 10.639, de 9 de janeiro de 2003. Altera a Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática "História e Cultura Afro-Brasileira", e dá outras providências. Disponível em: < HTTP://www.planalto.gov.br> Acesso em: 17 dez. 2018.

CAMPOS, Carmen Lucia. Meu avô africano. Panda Books, 2011.

NELSON, Cary; TREICHLER, Paula A.; GROSSBERG, Lawerence. “Estudos culturais: uma introdução”. In: SILVA, Tomaz Tadeu da. (Org.). Alienígenas na sala de aula: uma introdução aos estudos culturais em educação. Petrópolis, RJ: Vozes, 1995 – (Coleção estudos culturais em educação). P. 7-38.

PRETA PARIU. Como amarrar turbante rápido e fácil. 2016. Disponível em: < https://www.youtube.com/watch?v=D6SAOk8Ba8U>. Acesso em: 17 dez. 2018.

PRETA PARIU. Como fazer turbante, quais tecidos, medidas e onde comprar. 2017. Disponível em: < https://www.youtube.com/watch?v=8QVNAu8-hbo >. Acesso em: 17 dez. 2018.

RAMOS, Lázaro. Na minha pele. 1ª ed. Rio de Janeiro : Objetiva, 2017.

VISTA MINHA PELE. Curta Metragem. Direção: Joel Zito Araújo, Produção: CEERT – Centro de Estudos e Relações de Trabalho e Desigualdades. Brasil, 2003.

Downloads

Publicado

2019-05-31

Como Citar

de Brito, G. de S., & Bessa-Oliveira, M. A. (2019). Com o Pano em Mãos, Meu Nome é África: a Culminância da Experiência “Desfile de Turbantes”. RELACult - Revista Latino-Americana De Estudos Em Cultura E Sociedade, 5(5). https://doi.org/10.23899/relacult.v5i5.1562

Edição

Seção

II - Seminário Latino-Americano de Estudos em Cultura