Movimentos de método em Michel Foucault uma aproximação a História da Sexualidade

Autores

  • Mauricio Cravo dos Reis Universidade Federal do Rio Grande http://orcid.org/0000-0003-1986-7395
  • Violeta Porto Moraes Universidade Federal de Pelotas
  • Eleonora das Neves Simões Universidade Federal de Pelotas

DOI:

https://doi.org/10.23899/relacult.v5i4.1298

Palavras-chave:

Michel Foucault, Método, História da Sexualidade

Resumo

Este artigo tem como temática as decisões de método utilizadas pelo filósofo Michel Foucault nos primeiros dois volumes da História da Sexualidade, produzidos em uma potente trajetória filosófica. O pensador francês buscou na história, condições de possibilidade para o seguinte questionamento: como a sexualidade se tornou um problema no presente? O autor inicialmente problematiza uma verdade produzida a partir de entendimento de que a sexualidade passa a ser reprimida com o advento do capitalismo, tendo antes vivido em liberdade. Num esforço de análise, localizamos os principais movimentos metodológicos empreendidos pelo autor entre a A Vontade de Saber e Uso dos Prazeres. Buscou-se contribuir para que futuras pesquisas possam ser realizadas utilizando as influências foucaultianas em termos de decisões de método, independente da temática. Pautado numa perspectiva pós-estruturalista, o estudo caracteriza-se como qualitativo e bibliográfico, tendo em vista que se utiliza das obras do próprio autor e de alguns comentadores, para a produção da análise. Entre os movimentos mais significativos identifica-se a passagem de uma genealogia do poder para uma análise do uso dos prazeres a partir da subjetivação, e a necessidade de uma regressão histórica até a antiguidade grega para localizar a descontinuidade em relação ao homem do desejo. Por fim, evidencia-se a mudança no projeto, contrapondo o que chamou de moderna hermenêutica do desejo à uma estética do prazer.

Métricas

Carregando Métricas ...

Referências

DREYFUS, Hubert; RABINOW, Paul. Michel Foucault, uma trajetória filosófica: para além do estruturalismo e da hermenêutica. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1995.

FOUCAULT, Michel. Histoire de la sexualité 2: L’usage des plaisirs. Paris: Gallimard, 1984.

FOUCAULT, Michel. História da Sexualidade 2: o uso dos prazeres. Rio de Janeiro: Edições Graal, 2009.

FOUCAULT, Michel. Historie de la sexualité 1: La volonté de savoir. Paris: Gallimard, 1976.

FOUCAULT, Michel. Surveiller et punir: naissance de la prison. Paris: Gallimard, 1975

Downloads

Publicado

2019-05-05

Como Citar

dos Reis, M. C., Moraes, V. P., & Simões, E. das N. (2019). Movimentos de método em Michel Foucault uma aproximação a História da Sexualidade. RELACult - Revista Latino-Americana De Estudos Em Cultura E Sociedade, 5(4). https://doi.org/10.23899/relacult.v5i4.1298

Edição

Seção

IV - Encontro Humanístico Multidisciplinar