O impacto da educação a distância na identidade docente

Autores

  • Bárbara Regina Gonçalves Vaz UNIPAMPA / UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA
  • Bárbara Regina Gonçalves Vaz UNIPAMPA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA

DOI:

https://doi.org/10.23899/relacult.v5i4.1164

Palavras-chave:

educação, identidade docente, modalidade a distância, processo de trabalho docente, reconfiguração,

Resumo

O discurso recorrente e que vem se acentuando sobre a necessidade de uma educação de qualidade e continuada, ocasionada pelas tantas demandas da globalização, vem desafiar os sistemas educacionais. Nesse cenário é que a EAD, conquista seu espaço na sociedade, abrangendo um número crescente de sujeitos. As estratégias propostas pelo BM privilegiam a formação rápida e barata como critérios de eficiência, percebendo-se uma reestruturação capitalista na qual a educação está inserida em uma realidade econômica que busca adequar-se ao mercado. Daí, a emergência de outras modalidades de ensino, como a EAD que tem se destacado nos discursos educacionais e vêm causando grande impacto na (re)configuração da identidade profissional docente. Nessa perspectiva propõe-se analisar e problematizar as mudanças causadas no processo de (re)configuração da identidade do profissional docente na modalidade à Distância, em um estudo de caso no curso de licenciatura em Matemática EAD da UFPEL, através de análise documental, bibliográfica e de discurso dos professores e coordenadores. Este artigo é parte constituinte de uma pesquisa qualitativa que culminou em minha tese de doutorado, a fim de, analisar, compreender e interpretar como a EAD corrobora na (re)configuração da identidade do professorado. As mudanças no mundo do trabalho alcançaram o âmbito escolar, exigindo do professorado um novo perfil, com o acréscimo de suas atribuições, desencadeando um processo de precarização do trabalho.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Bárbara Regina Gonçalves Vaz, UNIPAMPA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA

Doutora em Educação pela UFPEL

Professora Conteudista do Curso de Licenciatura em Pedagogia EAD / UNIPAMPA 

Referências

ANDRIOLI, A. I. As políticas educacionais no contexto do neoliberalismo. Revista Espaço Acadêmico, Ano 2, nº 13, Junho de 2002. Disponível em: http://firgoa.usc.es/drupal/node/6389. Acesso em: Outubro de 2008. (Artigo em Periódico Digital)

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei nº 9.394, de 20 de Dezembro de 1996. Disponível em http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/ldb.pdf. Acesso em: Outubro de 2008.

FIDALGO, S. R.; FARIA, Lidiane Xavier de; MENDES, Eliandra da Costa. Profissionalização docente e relações de trabalho. Revista Extra-Classe, n.01, v.02, Agosto de 2008. (Artigo em Periódico Físico)

MILL, D. Educação a distância e trabalho docente virtual: sobre tecnologia, espaços, tempos, coletividade e relações sociais de sexo na Idade Mídia. 2006. 322p. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2006. Disponível em: <http://www.bibliotecadigital.ufmg.br/dspace/handle/1843/HJPB-55Y9MT>. Acesso em: Agosto de 2012. (Tese de Doutorado)

MILL, D.; FIDALGO, F. Uso dos tempos e espaços do trabalhador da educação a distância virtual: produção e reprodução no trabalho da Idade Mídia. Cadernos de Educação - FaE/PPGE/UFPel, Pelotas, n.32, p.285-318, jan/abr. 2009. (Artigo em Periódico Físico)

NOGUEIRA, R.; Limites críticos das noções de precariedade e desprecarização do trabalho na Administração Pública, 2011. Rede Observa RH. (Obra completa)

OLIVEIRA, R.P. A transformação da educação em mercadoria no Brasil. Educação & Sociedade, Campinas, v. 30, n. 108, p. 739-760, out. 2007. (Artigo em Periódico Físico)

Downloads

Publicado

2019-05-05

Como Citar

Gonçalves Vaz, B. R., & Gonçalves Vaz, B. R. (2019). O impacto da educação a distância na identidade docente. RELACult - Revista Latino-Americana De Estudos Em Cultura E Sociedade, 5(4). https://doi.org/10.23899/relacult.v5i4.1164

Edição

Seção

IV - Encontro Humanístico Multidisciplinar