A ordem da roupa em Foucault: as relações de poder presentes no discurso midiático do corpo adornado

Autores

  • Baga de Bagaceira Souza Campos Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
  • Renata Pitombo Cidreira Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.23899/relacult.v4i3.1039

Palavras-chave:

discurso, mídia, poder, vestes

Resumo

Este artigo visa compreender a roupa, entendendo seu papel midiático, enquanto potência discursiva nas relações de poder que se estabelecem no campo social. Trata-se, aqui, de apreender as discussões propostas por Michel Foucault em seu texto A ordem do discurso, proferido em sua aula inaugural na Collège de France, datada de dois de dezembro de 1970, e desenvolvê-las a partir de uma perspectiva contra-hegemônica para pensar a vestimenta em seu status comunicativo e revelador das relações sociais. Serão destacados os procedimentos internos, externos e de funcionamento, abordados por Foucault em sua análise sobre o discurso, alocando as vestes em pleno diálogo com o campo de poder. Aqui, serão evidenciados os corpos em suas dissidências sexuais e de gênero, enquanto sujeitos levados à marginalização, a partir das definições de controle elencadas pelo autor. Nesta pesquisa, evidenciamos os estudos da Comunicação na abordagem sobre as camadas disciplinatórias que regem o campo das vestes nos sujeitos que destoam dos gêneros e sexualidades ideais.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Baga de Bagaceira Souza Campos, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Mestrando do Programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. Bacharel em Comunicação Social - Jornalismo pela mesma Instituição.

Renata Pitombo Cidreira, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Jornalista, Doutora em Comunicação e Cultura Contemporâneas (FACOM/UFBA), professora adjunta da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), líder do grupo de pesquisa Corpo e Cultura (cadastrado no CNPq) e autora de Os sentidos da moda (Annablume, 2005) e A sagração da aparência (EDUFBA, 2011)

Referências

BUTLER, Judith. Problemas de gênero: Feminismo e subversão da identidade. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2003.

CIDREIRA, Renata Pitombo. Os Sentidos da Moda. São Paulo: Annablume, 2005.

FOUCAULT, Michel. História da sexualidade I: a vontade de saber. 13ª ed. Rio de Janeiro: Edições Graal, 1999.

FOUCAULT, Michel. A ordem do discurso. 22ª ed. São Paulo: Edições Loyola, 2012.

MCLUHAN, Marshall. Os meios de comunicação como extensão do homem. 14ª ed. Tradução de Décio Pignatari. São Paulo, Cultrix, 2005.

Downloads

Publicado

2019-02-06

Como Citar

Campos, B. de B. S., & Cidreira, R. P. (2019). A ordem da roupa em Foucault: as relações de poder presentes no discurso midiático do corpo adornado. RELACult - Revista Latino-Americana De Estudos Em Cultura E Sociedade, 4(3). https://doi.org/10.23899/relacult.v4i3.1039

Edição

Seção

Dossiê - Discurso, mídia e sociedade